Faleceu por volta das 17h de sexta-feira,05, em Salvador, aos 74 anos de idade, o coronel Antonio Lopes Filho, primeiro prefeito do município de Várzea do Poço. De uma família tradicionalmente política, o então tenente Lopes Filho foi o primeiro gestor do município de Várzea do Poço, escolhido em candidatura única nas eleições de 1962, quando Várzea do Poço se emancipou politicamente, sendo desmembrada do município de Miguel Calmon, por força da Estadual Lei 1.774, de 30.07.1962, quando, naquela oportunidade, o distrito de Tapiranga também pleiteava a sua independência política e administrativa sendo vencido por um acordo entre as lideranças políticas daquela época, dentre elas, Antonio Lopes, seu pai, que era vereador pelo município de Miguel Calmon, Juvenal Cerqueira, dentre outras, com a decisiva participação do apoio do então Deputado Edvaldo Valois, autor do projeto de lei de emancipação.
O seu mandato à frente da administração municipal foi de 15 de março de 1963 a 15 de março de 1967, tendo feito ainda o seu sucessor, Juvenal Cerqueira Sampaio, que disputou com João Ferreira Franco. A família Lopes teve forte influência política no município ao longo dos anos. O seu pai Antonio Lopes foi vereador pelo município de origem, de Miguel Calmon, representando os distritos de Tapiranga e Várzea do Poço, até a sua emancipação política e eleição do primeiro prefeito, o então Tenente Lopes Filho. O seu irmão, Terêncio de Carvalho Lopes, foi também vereador pelo novo município Várzea do Poço, vice-prefeito junto com Antonio Carneiro num mandato de seis anos, (1983 a 1988), vindo a sucedê-lo de 1989 a 1992, e, novamente prefeito de 1997 a 2000, quando ainda disputou a sua reeleição e perdeu para as atuais forças políticas lideradas pelo então prefeito, Cézar Augusto N. Oliveira.
O seu corpo foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador por volta das 11h horas de sábado. O prefeito Paulo José Ferreira decretou luto oficial por três dias em respeito pelo passamento do primeiro prefeito de seu município, Antonio Lopes Filho, assim como o vereador Nelton José Rios fará inserção na primeira sessão da Câmara de Vereadores de uma Moção de Pesar. (Nos destaques da foto, feita em 30.07.1962, Antônio Lopes Filho, na comemoração à emancipação política, Antonio Lopes, seu pai, Terêncio Lopes, e o então deputado Edvaldo Valois).
Por: Nelton José Rios