Com o objetivo de discutir ações de combate à dengue, foi realizado nesta quarta-feira (30), no Auditório do CENOS em Santaluz, um Seminário de Mobilização Contra a Dengue no município. O evento serviu como um alerta para a comunidade e profissionais da saúde do risco de epidemia da doença no município.
O evento contou com a presença do diretor da 22ª DIRES / Serrinha, Silva Neto, representantes do município, agente de endemias, profissionais da saúde e entidades da sociedade civil.
“Estamos reunindo aqui com representantes de diversas instituições, além dos profissionais da saúde, que podem desenvolver um trabalho de prevenção e sensibilização da comunidade. É um trabalho intersetorial, que ajuda a Secretaria de Estado da Saúde a disseminar o combate à dengue. Vocês precisam conversar com os moradores e sensibilizá-los para que eles tomem as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito, como tampar as caixas d água, não deixar água parada, ou seja, eliminar o mosquito de forma mecânica, através destas ações”, advertiu Silva Neto.
Ainda segundo Silva Neto, existem hoje em Santaluz seis casos de dengue confirmados e mais 86 notificações.
Falou também da preocupação do ressurgimento do vírus tipo quatro, que há muito tempo não circulava no país. “O vírus da dengue tipo quatro surgiu novamente em algumas regiões do país, então, temos que estar em alerta por ser um dos tipos mais graves da doença” concluiu o diretor.
Da redação * com informações e fotos Adimário Reis