O prefeito de Valente, Ubaldino Amaral, disse ao CN que esteve recentemente com o ex-deputado federal Jairo Carneiro, quando despachava como secretário da Agricultura em exercício, com superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Raimundo Sampaio e com o diretor de Agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), João Bosco.
Acompanhado dos vereadores Lucivaldo Araújo Silva, “Vado”, Antônio Melquiades Oliveira Filho, “Toninho de Kid”, José Robson Duarte Cunha, “Zé de Zeli”, Romilson Cedraz, Gabriel Mota, Agnaldo de Oliveira Silva e da vereadora Maria Madalena Oliveira Firmo “Leninha”, além do agropecuarista Zenóbio Cedraz Oliveira. Ubaldino entregou um documento relatando a situação dos produtores de sisal do município e pediu a interferência da Seagri junto à CONAB, para manter o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), que atualmente é de e R$ 0,38 e que fosse reajustado o preço mínimo do sisal para o valor de R$ 1,10.
No documento, assinado pela comissão, eles também solicitaram que a SEAGRI mantivesse contado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que fosse fabricada máquina desfibradora melhorada, a exemplo das existentes nas fazendas da Cosibra no município de Santaluz, visando à diminuição de custos operacionais e aumento da produção. “Nós também queremos que seja agendado um audiência entre os produtores e empresários ligados à cadeia produtiva do sisal com o governador Wagner para que possamos discutir políticas voltadas ao fortalecimento de sua produção e comercialização do produto”, falou Amaral.
O prefeito falou ainda sobre a carência de assistência técnica, das máquinas e equipamentos obsoletos para a colheita e beneficiamento, da carência de mão de obra qualificada da falta capacitação em todas as etapas, desde a produção até a comercialização, além da inexistência de linhas de crédito específicas para o setor. Estes pontos foram considerados com algumas dificuldades enfrentadas na região.
Ubaldino Amaral disse também que foram apresentadas soluções para os problemas apresentados a exemplo da intensificação da assistência técnica e pesquisa para melhoria da produtividade, incluindo a defesa sanitária, manejo, questões ambientais e sociais.
Ele destacou a importância da inovação tecnológica, visando à modernização dos equipamentos voltados para a colheita, beneficiamento e processamento do sisal. “Isto tem que acontecer de forma urgente”, afirmou o prefeito.
“Governar em parceria é isso, é sempre buscar o melhor para todos. É saber que para administrar a demanda de 25 mil pessoas é preciso trabalhar em parceria com todos os escolhidos pelo povo e junto a eles unir forças para ir e bater nas portas do estado. É assim que eu governo Valente, trabalhando em parceria com vereadores, empresários, agricultores, sindicalistas, comerciantes e o governo estadual e federal”, declarou Ubaldino Amaral aos representantes da SEAGRI, após entregar o documento.
Jairo Carneiro disse que conhecida esta situação e entendeu como justa preocupação dos políticos de Valente. Algumas das solicitações, segundo Carneiro, já estão sendo trabalhada pelos técnicos da SEAGRI para diminuir o sofrimento das pessoas que trabalham com o beneficiamento da fibra.
Também ficou acertado um encontro do secretário Eduardo Salles com prefeitos, produtores da região e representantes da SECTI, CAR, SEDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, DESENBAHIA, SEBRAE, INCRA e EMBRAPA, visando estabelecer ações setoriais e integradas em apoio e fortalecimento às atividades e projetos agropecuários.
Da redação CN