Um grande público compareceu ao estádio Milton Goes em Santaluz na tarde deste domingo, 20, para acompanhar o duelo entre a dona do ataque mais positivo do Intermunicipal ( Santaluz), contra a equipe de melhor defesa ( Valente). No grande duelo que se deu melhor foi aquela que também não tomou conhecimento dos seus adversários mesmo quando saiu para jogar fora, a seleção de Valente que chegou a oitava vitória dos nove jogos disputados. Cuja derrota ainda está “entalada na garganta” dos valentenses, quando segundo eles, foram prejudicados pela arbitragem no jogo contra Crisópolis na primeira fase.
Por outro lado a seleção luzense teve sua série de oito vitórias seguidas dentro do Milton Góes interrompida. Com dois belos gols de Marco Nery, Valente venceu o jogo por 2 a 1. A vaga na tão sonhada final da competição ficou mais próxima e será decidida no domingo dia 27 dentro do estádio Evandro Mota. O empate garante a classificação para a final contra Crisópolis ou São Francisco do Conde, que empataram em 0 a 0. Santaluz fica com a vaga se vencer por dois gols de diferença. Vitória simples leva a decisão para os pênaltis.
O jogo
Santaluz começou melhor a partida e logo aos 02 minutos desperdiçou uma grande oportunidade com Eri, em jogada iniciada pelo zagueiro Dei, aplicando um lençol em Itinho e deixando o atacante cara a cara com Whallisson. O goleiro cresceu na frente do “pescador”, que para irritação da torcida, ao invés de chutar, cruzou errado para o companheiro.
O certo é que as duas equipes ficaram a desejar no primeiro tempo. Raras vezes os goleiros foram acionados.
Segundo tempo ”valeu o ingresso”
Valente como sempre não tomou conhecimento de está jogando fora de casa e nos cinco primeiros minutos da segunda etapa o goleiro Rose fez duas difíceis defesas. A tendência natural pelo que se observava era que a seleção dirigida pelo tetra campeão Zé Gambirra estava disposta a partir para cima e vencer o jogo.
Aos 8 min Amaral lança Tony Galego que dentro da área é derrubado por Dei. Pênalti indiscutível marcado por Jailson Macedo. Na cobrança, Marco Nery espera a definição de Rose e manda no canto esquerdo, fazendo 1 a 0. Três minutos depois o zagueiro luzense se redime do erro. Na cobrança de falta de Totó pela direita, Dei sobe mais que todo mundo e empata o jogo aos 11′.
O “balde de água fria” na torcida luzense veio aos 14′. Em bela jogada individual, Itinho cruza na conta para Marco Nery dominar livre de marcação na meia lua da grande área e com extrema categoria, estufar as redes de Rose e correr para o abraço. Valente 2 a 1, placar final.
Após o último apito de Jaison Macêdo, os jogadores foram comemorar a vitória à beira do alambrado com a enorme e vibrante torcida valentense no estádio Milton Goes.
O treinador Zé Gambirra que está a um passo de mais uma final demonstrou humildade quando recebia os abraços dos torcedores que na vibração dizia que a vaga estava garantida. O treinador pediu paciência, pois trata-se de um jogo de 180 minutos e essa só foi a primeira parte.
O presidente da Liga Luzense de Futebol Pêu lamentou a derrota dizendo que a derrota veio no momento errado. “Mas vamos para o jogo, eles mais uma vez se deram bem jogando fora de casa e podemos surpreender lá em Valente que eles têm encontrado mais dificuldades para vencer”, contou o presidente que lamentou os dois desfalques de Dilson e Biro Biro.
O forte esquema de segurança dentro e fora do estádio garantiu a paz do espetáculo. Nenhum incidente foi registrado. Como medida preventiva, a Polícia Militar escoltou o comboio valentense formado pelos veículos da seleção e dos torcedores, até a saída da cidade.
O prefeito Ubaldino Amaral (PP), fez questão de entrar no campo após o termino da partida para parabenizar os jogadores e ao técnico Zé Gambirra. Ele disse que a seleção de Santaluz fez sua parte e ficou nas quartas de finais, porém Valente foi melhor em campo, venceu e agora estar numa situação confortável.
Muito satisfeito, Ubaldino falava como campeão e disse que a final será em Valente e estará se reunindo com as pessoas integrantes do governo que cuidam do esporte para montar uma estrutura para os próximos jogos, inclusive do próximo domingo, quando acredita que o público será bem maior que o verificado em Santaluz.
O chefe do executivo agradeceu a equipe de Zé Gambirra pela alegria que vem dando ao povo de Valente, compensando o investimento e a divulgação do município, que deverá receber um grande número de visitantes no próximo domingo e que, pelo menos dez mil pessoas, vão ao estádio.
Voltando a falar sobre a seleção de Santaluz, Ubaldino disse que respeitava a equipe adversária, a experiência do prefeito Joselito Júnior, que vem sempre participando dos campeonatos intermunicipais e que jogo é jogo, portanto só irá festar após o apito final.
Questionado sobre a festa da vitória, o prefeito disse que não queria falar deste assunto, pois o jogo não terminou, mas garantiu que, caso a vitória final seja de Valente, que ele espera que seja a festa vai ser grande.
Itinho, de Valente, foi eleito o craque do jogo. Outro destaque foi a boa atuação da arbitragem
FICHA TÉCNICA
Santaluz: Rose, Totó, Cabo Sul, Dei, Mumú (Elielson), Léo, Fábio (Mailson), Edmundo e Robinho (Nininho); Marcelo e Eri. Técnico João Carlos
Valente: Whallisson, Amaral, Zé Carigé, André Bahia, Ninho Malhador, Gal, Elvis (Da Guia), Rone Serrote, Itinho; Marco Nery (Tom Serrote) e Tony Galego. Técnico Zé Gambirra
Texto e fotos Raimundo Mascarenhas * Colaboração Gui Oliveirah oboleiro.com