Chegou ás 09h50 desta quarta-feira (28) na cidade de Conceição do Coité,cuja paróquia pertence a Diocese de Serrinha a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Nossa Senhora que percorrerar todas as Dioceses e deverá encerrar a peregrinação em junho de 2013, quando acontecerá na cidade do Rio de Janeiro mais uma edição do maior evento jovem do Cristianismo católico. Os símbolos sagrados saíram logo cedo da cidade de Pintadas, passou por Capela do Alto Alegre e seguiram com destino a Conceição do Coité, onde chegaram em frente ao cemitério desmontados na carroceria de um guincho,e na presença do bispo da Diocese de Serrinha Dom Ottorino Assolari, padre Charles Santana paróco de Coité, padre Evandro coordenador da passagem pela diocese de Serrinha, o recém ordenado padre Oldack, seminaristas e dezenas de fiéis católicos, foram montados a cruz e o ícone e em procissão seguiram pela Rua Padre Madureira até a igreja Matriz, onde o bispo falou da importância da vista dos símbolos católicos e narrou a história e na oportunidade pediu aos jovens que se aproximem mais da igreja e fortaleça suas vocações sacerdotais.
A igreja matriz esteve lotada, a Cruz da Juventude e o ícone de Nossa senhora foram erguidas no altar e na oportunidade jovens e pessoas de maior idade aproveitaram para fotografar este momento raro que acontece no mundo inteiro a cada ano que um país é escolhido para realizar a jornada.Após 30 minutos que esteve no altar saíram novamente em procissão pelo centro comercial da cidade propagando a chegada dos símbolos católicos e retornou para a igreja matriz onde permanece até depois de uma missa que será celebrada as 17h, em seguida será desmontada e colocada em um caminhão para levar até a paróquia do Bom Pastor em Serrinha. ( VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)
A Cruz da JMJ, seguirá nesta quinta-feira,29, da Diocese de Serrinha para Tucano e Euclides da Cunha. Na sexta-feira (30), será recebida pelos católicos de Monte Santo, representando a Diocese de Senhor do Bonfim.
A escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude, em 2013 foi anunciada pelo papa Bento XVI em Madrid, na Espanha, no mês de agosto, onde aconteceu a última edição do evento.
Para simbolizar a passagem da cruz pelas dioceses brasileiras, um grupo de jovens espanhóis entregou a grande cruz de madeira e a imagem da Virgem da JMJ aos brasileiros que estavam vestidos de verde e amarelo. Falando em português, Bento XVI disse na época que espera estar reunido com os jovens dentro de dois anos no Rio de Janeiro, no Brasil.
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é conhecida por diversos nomes, a exemplo de Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina e Cruz dos Jovens em função de ser entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
Segundo o padre Evandro de Santana Andrade, responsável pela Peregrinação da Cruz da JMJ na Diocese de Serrinha, ao enviá-la ao mundo inteiro o Beato João Paulo II emocionou os jovens, na conclusão do Ano Santo ao afirmar que confiava a eles o sinal Ano Jubilar, que era a Cruz de Cristo e que carregassem pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciassem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção.
Entenda a história – Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, naquela ocasião, disse o Beato João Paulo II: “Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Os símbolos da Jornada Mundial da juventude já peregrinaram por diversas partes do mundo, através da Europa, das Américas, Ásia, África, Oceania e agora se encontra no Brasil. Agora podemos tocá-la e venerá-la aqui em nossa Diocese, aqui em nossas cidades.
Ao longo da história, a Igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela Juventude. O documento 85, “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais”, lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembleia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a Juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa voz a favor dos jovens se torna mais forte e comprometedora.
Participemos, pois, desse acontecimento histórico recebendo a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora manifestando o rosto jovem de nossa Igreja. A presença espiritual do Beato João Paulo II nos acompanhará. É a Diocese de Serrinha rumo à Jornada Mundial da Juventude 2013.
Por: Raimundo Mascarenhas