A engenheira agrônoma Célia Nunes Dourado Passos, 39 anos, moradora de Feira de Santana, casada com Abimael Passos, também engenheiro agrônomo, com quem têm dois filhos, assumiu na última quarta-feira, 20, a gerência regional da EBDA de Serrinha, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos da Bahia. Célia é formada pela Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, ajudou a fundar a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA) em 2005 aonde vinha prestando seus serviços até ser indicada para assumir o cargo. A indicação foi do suplente de deputado Urbano de Carvalho do PT. Carvalho disse ao Calila Noticias que a indicação foi fruto de um reconhecimento de uma pessoa competente e que sempre esteve ao seu lado, principalmente nos momentos difíceis e já tem experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para a agricultura e fortalecimento da cultura do campo. ”Nós estamos divididos entre a alegria e tristeza ao mesmo tempo. Alegres por indicar um cargo de grande importância para uma pessoa de nossa imensa confiança e triste por está perdendo uma servidora que conhece de tudo dentro dos nossos movimentos sociais. “Mas está bom, assim mesmo prefiro que ela mostre todo seu talento na EBDA” destacou o sindicalista.
Urbano disse também que a ida de Célia para EBDA pode com a sua experiência aproximar mais a entidade dos movimentos sociais e cooperativistas, que segundo ele, precisam está mais afinados.
Deputado do território do sisal mais votado da coligação que elegeu Wagner, Urbano obteve mais de 13.600 votos, havia um acordo para o deputado mais votado indicar alguns cargos, Carvalho ficou com a EBDA e, sem a interferência de nenhum outro político, teve o direito de escolher e solicitar a nomeação de Célia Nunes para a gerencia regional de Serrinha.
A nova gerente disse que recebeu um presente de Urbano, “Trata-se de uma pessoa formidável e muito simples,” resumiu.
“Espero poder continuar realizando o trabalho que eu já faço há anos com o agricultor familiar. É uma região que tem um grande potencial econômico e nós iremos trabalhar em cima disso, para que a região cresça dentro das perspectivas da EBDA”, explicou a nova gerente.
Célia acaba de assumir um órgão que possui nove escritórios divididos em 17 municípios do território do sisal, além de Serrinha também são da responsabilidade dela os escritórios de Araci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Monte Santo, Queimadas e Santa Luz, juntamente com os postos avançados de Nordestina e Valente.
Raimundo Mascarenhas