No meio da manhã de segunda-feira,19, um grande barulho de foguetes chamou a atenção da população coiteense, ninguém sabia o motivo daquele barulho que lembrava um ato político ou uma tarde de futebol. Não demorou muito para que os curiosos tomassem conhecimento que aquela “rajada” de fogutes, era para comemorar a promoção por unanimidade do novo desembargador da bahia. O ex-juiz da primeira Vara da Infância e da Juventude de Salvador, Salomão Resedá, 57 anos, natural de Conceição do Coité.
Salomão Resedá, trabalhou durante muitos anos como juiz em Feira de Santana, Santa Bárbara, Entre Rios e Euclides da Cunha e foi promovido pelo critério de antiguidade.Pertence a uma das famílias mais tradicionais de Conceição do Coité, é filho de Evódio Ducas Resedá e Zuleica Mota Pinto Resedá, e irmão do ex-deputado Emério Resedá e do advogado Eustórgio Resedá.
A solenidade de posse acontece as 09h30 desta terça-feira na sede do Tribunal no Centro Adminitrativo da Bahia
O que é ser um desembargador?
O desembargador é o título dado ao juiz, membro do Tribunal de Justiça dos Estados, que atua para a efetivação e cumprimento das leis no Brasil, seguindo a Constituição e as Leis de Direitos Humanos. Um juiz é promovido ao cargo de desembargador por antigüidade ou merecimento, mas antes é necessário que já tenha integrado o quadro de magistrados de comarca de entrância especial. Também podem se tornar desembargadores membros do Ministério Público. A função primordial de um servidor público de tão grande relevância para o cenário político brasileiro é solucionar embargos, ou seja, problemas de ordem jurídica.
Atualmente, também, são chamados desembargadores os membros dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho.
Da redação CN