A suspensão da agenda oficial do governador Jaques Wagner que estava previsto para entregar na sexta-feira (23), às 10h, na cidade de Serrinha, 328 moradias construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida no conjunto habitacional Recanto das Flores, onde foram investidos aproximadamente R$ 12 milhões e beneficiará 1.312 pessoas, deu ao prefeito Osni Cardoso (PT) uma maior visibilidade no evento.
“Nem todo mal é mal e ausência do governador foi bom para Osni que ganhou uma maior visibilidade”, falou um dos secretários do governo municipal que pediu para “não citar seu nome”. A confirmação do adiamento da sétima visita de Wagner ao município chegou pouco depois das 09h e a justificativa foi as fortes chuvas que caíram na manhã de sexta-feira em Salvador e o helicóptero não conseguiu decolar,
O prefeito Osni Cardoso e o deputado Joseildo Ramos, ambos petistas, chegaram ao local do evento no veículo que seria utilizado por Wagner e o ato seguiu o cerimonial oficial com toda estrutura do governo, com exerção dos policiais da Casa Militar. Convidados para participar do evento com a presença do governador, muitos prefeitos do território do sisal marcaram a presença e quando souberam da ausência de Wagner foram saindo de “mansinho” e no final o CN registrou apenas os prefeitos de Barrocas, José Almir Araújo Queiróz, Ichu, Carlos Santiago, Lamarão, Arivaldo dos Anjos Damião, Santa Bárbara, Jailson Costa dos Santos e o de Valente, Ubaldino Amaral.
Com as pessoas concentradas em baixo dos toldos montados em frente ao palanque, o evento aconteceu num rito de valorização da administração municipal e nos pronunciamentos o esforço para mostrar que a gestão de Osni Cardoso vai bem e os opositores receberam do repentista popular Manoelzinho Aboiador, uma alfinetada para que parassem de falar “mau” do prefeito. Coube a Filarmônica 30 de junho a missão de tocar o Hino da Bahia e a deputada Neusa Cadore (PT) de transformar as casas térreas de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço descoberta, todas as ruas com pavimentação, redes de água, energia, esgotamento, drenagem, campo de futebol e quiosque, como um grande presente de natal.
O deputado Joseildo Ramos destacou as realizações que aconteceram em Serrinha nos três anos deste mandato de Osni e que foram intermediadas por ele e o deputado Rui Costa, que integravam a comitiva do governador e teve a agenda cancelada. “Toda moça fica mais bonita quando coloca batom e o centro da cidade será requalificado em 2012 e será o batom de Serrinha. Em 2012, a oposição vai tomar poeira”, falou o parlamentar.
O último a falar foi o prefeito Osni Cardoso, que listou suas ações, contou casos de pessoas que procuraram ele, e sensibilizado com suas histórias, incluiu no programa e por duas vezes teve que interromper o discurso. Primeiro quando um dos seus assessores distribuía bonés do PACS, criando um tumulto em frente ao palco, tirando a atenção das pessoas pelo que falava o prefeito e depois ao perceber que falava bastante e os integrantes da Filarmônica não estavam prestando atenção ao seu discurso e demonstrando cansaço, alguns deles sentaram no chão. “Vou diminuir minha fala, pois vejo que os membros da filarmônica estão cansados”, concluiu Cardoso.
Por: Valdemí de Assis/ foto: Valdemí e Clériston Silva