O auditório do Colégio São José ficou pequeno para a quantidade de pessoas que se reuniram na noite de terça-feira (13), para o lançamento dos Cordéis de autoria dos professores Antônio Barreto, Maria José Macedo e Erotildes Macedo e entrega das placas comemorativas aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e trabalhadores que contribuíram com a história do município ao longo dos cinquenta anos.
A solenidade começou com apresentação da cantora Fátima Leonel, que, mesmo sem instrumento musical, emocionou o público ao cantar emoções, de Roberto Carlos e falar do “momento lindo”, simulando o momento que vive o município administrado por uma equipe que tem o slogan “Construindo uma Nova História”. Após apresentação de Fátima, aconteceu o ato oficial do lançamento dos cordéis escritos por Antônio Barreto, natural de Santa Bárbara e residente em Salvador e das professoras Maria José Macedo e Erotildes Macedo.
O evento fez parte da programação elaborada pela Prefeitura para comemoração da emancipação política e segundo o site oficial do município, no momento atual os ventos da transformação sopram e a cidade ganha nova vida e durante todos estes anos homens e mulheres de garra contribuíram para construir o município.
Erotildes tocou em uma gaita conhecida música de Luiz Gonzaga, “Asa Branca” e depois falou sobre a história do município, escrito no livro de cordel. Ela também cantou a história no ritmo de vaquejada e o poeta Antônio Barreto deu um show aparte de gaita e de poesia. A professora também externou seu desejo em vê o município incluído no roteiro de turismo rural e tem se movimentado neste sentido.
O prefeito Jailson Costa Santos, acompanhado da primeira dama Rosenilda Ramos de Freitas, do presidente da Câmara, vereador Hugo Luiz de Jesus Júnior e dos vereadores, Carlonilson Cardoso de Oliveira, Ivanilton de Lima Maia, Lino Carneiro Junior, Luiz Rangel Mascarenhas do Carmo e da vereadora Cláudia Silva dos Santos, ocupou lugar de destaque no palco do auditório e entregou pessoalmente cada placa comemorativa e aquelas pessoas idosas e com dificuldades de andar, ele descia para ir ao encontro.
Foram mais de sessenta homenageados e dentre eles, in-memoria, o primeiro prefeito do município, Francisco Valadares da Silva, que era o administrador da comunidade quando pertencia a Feira de Santana e após a emancipação e primeira eleição, administrou o município no período de 19563/66. A família de Francisco Valadares foi representada por Hildebrando Valadares, neto do ex-prefeito.
Também esteve presente Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima, ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal por dois mandatos. Esta foi uma das poucas aparições pública do ex-parlamentar que decidiu no inicio de 2007 abandonar a vida pública e cuidar dos seus negócios. Todas as classes sociais e representantes do comércio foram homenageadas.
Para o prefeito Jailson, foi um momento marcante e ao usar a palavra no final do ato, disse que estava feliz em contribuir para que as gerações futuras se orgulhem em ter nascido em Santa Bárbara. Ele falou também que o projeto de realizar este ato nasceu da retrospectiva da história.
Antes desta atividade, no sábado (10), aconteceu o I Encontro de Capoeira e Batizado de alunos das escolas da rede municipal. O ato foi na Praça José Donato de Lima
Nesta quarta-feira (14), feriado na cidade, as atividades comemorativas aos cinqüenta anos começaram ás 05h com alvorada e queima de fogos, seguida ás 08h do hasteamento de bandeiras na sede da Prefeitura e depois a celebração da missa festiva e realização de cultos religiosos das Igrejas Evangélicas, Origens Africanas e Centro Espírita.
Pela tarde, ás 16h, o cortejo de retratando a história pelas ruas da cidade e um Show, encerrando a programação, com Pegada Break, Duas Medidas e Jauperi, na Praça José Donato de Lima.
Veja as fotos das entregas das placas comemorativas aos 50 anos de emancipação.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas