A semana começa cheia de novidades nos meios políticos na cidade de Riachão do Jacuípe. O prefeito Lauro Falcão, depois de uma semana em Brasília, voltou à cidade trazendo uma série de informações, consideradas por ele, como boas notícias e resultados positivos da viagem.
Depois de passar por vários gabinetes de deputados federais, o prefeito chegou sexta-feira (17) e foi participar na abertura da 3ª edição da Feira da Agricultura, onde anunciou os recursos, resultado de duas emendas parlamentares, sendo uma do deputado João Leão (PP) e outra do ex-comunista, hoje filiado ao recém-criado PSD, Edson Pimenta, para aquisição de duas patrulhas agrícolas que vão atender diretamente aos agricultores familiares. Ele também informou que estão sendo locados recursos para construção de habitações na zona rural, também com a interferência do deputado Edson Pimenta, a quem tratou como nosso amigo.
Se tratando de zona urbana, Laurinho, como é conhecido o prefeito, disse que voltou satisfeito com as conquistas e serão construídas 300 em 2012, 300 casas através do Ministério das Cidades, uma UPA no Bairro Santa Mônica e o calçamento das ruas do Bairro Bela Vista. Porém a conquista que deixou o prefeito alegre foi à emenda que visa garantir o direito social de acesso ao esporte e lazer reduzindo a exclusão e o risco social, melhorando a qualidade de vida da população, que a modernização do ginásio de esportes garantia através de uma emenda do deputado Daniel Almeida (PCdoB), prometida no dia 1º de maio, no valor de R$ 300 mil e que será repassada para Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que entrará com uma contra partida de R% 32.500.
As notícias chegam ao município, principalmente a indicação da emenda parlamentar de autoria do comunista Daniel Almeida, exatamente quando o presidente da comissão provisória do PCdoB, Teodomiro Paulo, disse ao CN que não votará com a candidata a prefeita do partido, Gleide Souza. De acordo com Teodomiro Paulo, que também é secretário do Meio-ambiente da FETAG, ele tem o comando da parte política do partido e irá conversar com todos os grupos de oposição visando construir uma chapa com chance de vitória.
Sua posição no momento é votar com a candidata do PDT, Tânia Regina Alves Matos, pois ele pessoalmente é uma coisa e o partido é outra. “O partido manda na documentação e na minha pessoa, mando eu”, falou o líder sindical. “Não atrapalho nenhuma candidatura”, falou Teodomiro.
Ele disse ainda que Gleide só manifestou o desejo de ser candidato após se filiar ao PCdoB, que é um partido público, tem critérios para filiação e nada impedia que a médica se filiasse. “Quando foi para se filiar, ela procurou Dr. Nei, prefeito de Capela do Alto Alegre e fui comunicado por Daniel Almeida, com quem conversei sobre o assunto e disse a ele que o PCdoB não era um partido de aluguel e as candidaturas deverão ser discutidas”, falou Teodomiro Paulo.
O PCdoB conta com 32 filiados e deverá apresentar 16 candidatos a vereadores e no momento de conversar sobre coligações ele disse que vai se entender com quem levar política a sério e descartou o PT, que segundo ele, estar brincando de candidatura e vem comentando o nome de Mateus Martins apenas para marcar ponto. “Esse tempo acabou”, afirmou Teodomiro.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
.