Com gol de Alex no primeiro tempo, Pitchaco, Julinho e Roni na etapa final, a equipe Franciscana finalmente conseguiu sagra-se campeã do Intermunicipal de seleções, ao vencer em casa a seleção de Santaluz por 4 a 0 na tarde deste domingo,11. A equipe campeã podia perder por até 1 a 0 que levantaria a taça, já que havia vencido o primeiro jogo em Santaluz por 2 a 0. O primeiro tempo, apesar de terminar com a equipe do Recôncavo na frente, foi equilibrado com a seleção luzense tendo as maiores oportunidades de gol, a primeira aos 4 minutos, o atacante Eri recebeu o cruzamento subiu no estilo “Dadá Beija flor” que marcou historia no Bahia no inicio da década de 80. O camisa 11 luzense recebeu um cruzamento da direita, “parou no ar” como dizia Dadá, escolheu o canto e cabeceou rasteiro no canto, mas encontrou bem colocado o experiente Márcio Greick que conseguiu salvar, o goleiro acabou se machucando ao se chocar contra a trave.
A torcida luzense que compareceu em bom número ficou animada a se o marcador fosse aberto naquele momento o resultado poderia ser outro.Aos 12 minutos uma nova jogada de ataque de Santaluz, um bate rebate que quase a bola acaba no fundo da rede de Greick, Santaluz chegou a pedir o gol quando a bola foi salva em cima da risca, mas o que foi marcado pelo árbitro Arilson Bispo Anunciação foi falta de ataque.Até aquele momento que jogava nos contra ataques era a dona da casa. Aos 21 minutos o lateral esquerdo Alex recebeu a bola na entrada da grande área chutou forte no canto direito do goleiro Rose que nada pôde fazer.1 a 0 começava a complicar pois a equipe luzense precisava marcar 3 e não sofrer nenhum para conquistar o titulo. O jogo ficou no mesmo ritmo até o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa os donos da casa entraram para decidir, o grande público estava desanimado por não ver a boa apresentação (gols) mesmo estando certos do titulo.A equipe então “engrenou” e foi só pressão na defesa de Santaluz.O ataque da seleção visitante não conseguiu chegar com tanto perigo ao ataque e via o domínio do adversário. Pitchaco, Julinho e Roni fizeram a alegria da torcida que ocupou a maior parte da arquibancada do Estádio Junqueira Ayres.
A seleção de São Francisco vem ha mais de uma década em busca desse titulo, sempre fazendo boas campanhas, mas deixava a competição nas fases do mata a mata. A equipe, durante toda a competição conheceu apenas uma derrota, perdeu por 2 a 1 para a seleção de Valente que viria ser eliminada por Santaluz.
São Francisco investiu em atletas consagrados no futebol intermunicipal, metade dos atletas ja ergueram o troféu por Coité e Serrinha, a exemplo de Márcio Greick que disputou seu sétimo campeonato consecutivo, venceu o sexto na sua carreira. Tetra em Coité, campeão por Serrinha e agora por São Francisco do Conde, o vice foi em 2010 jogando por Coité em Porto Seguro. Márcio Greick é natural de Pé de Serra, cidade do Território do Jacuípe. João Carijé, Pim, Pitchaco, Galego, Julinho, Gum, também são vencedores da competição.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) montou um grande cenário para a entrega de troféus, medalhas e placas de homenagens. A FBF tradicionalmente faz homenagem a celebridade baiana, este ano o nome no troféu foi dado ao compositor baiano Nelson Rufino que participou da entrega da taça aos vencedores.
Marcaram presença na decisão o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente Manfredo Lessa, diretora técnica da entidade, Taíse Galvão, o presidente da CEAF/BA, Wilson Paim entre outras personalidades. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentin, acompanhou de perto a partida e fez a festa com a população do município.A prefeita entregou uma placa ao prefeito Junior do Max de Santaluz, ele que acompanhou a partida da arquibancada junto a torcida.
O prefeito disse ao Calila Noticias que não é bom a derrota, mas que estava satisfeito pela luta dos jogadores e disse que sai com a consciência tranqüila do dever cumprido na condição de gestor, já que o maior investimento na seleção é da Prefeitura. ”Mas é assim mesmo, a gente queria ser campeão, eles ainda mais, até porque luta há muitos anos, como a gente que sempre fez bons campeonatos, mas não deu dessa vez, vamos continuar lutado”, disse o prefeito.
(VEJA AS FOTOS) se preferir maior comodidade veja em slideshow
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas