O ex-prefeito Éwerton Rios de Araújo (PR) disse ao CN que o atual vice-prefeito Deraldo Ramos Guimarães (PSD) é o melhor nome para disputar a vaga na chapa do prefeito Renato Souza (PP), candidato a reeleição. Na opinião de Vertinho, como é conhecido, não há no grupo, que há 40 anos administra o município, um nome melhor e justificou tomando como base o resultado eleitoral dos vereadores Edevaldo Santiago Ramos, o mais votado em 2008 com 2.291 votos e Orlando Ramos, o segundo mais votado, obtendo 1.750 votos, que são sobrinhos do vice e Raimundo José de Oliveira, “Raimundo Ferreira”, que obteve 1.459 votos, ficando na posição do quarto lugar entre os eleitos e é cunhado do vice.
“Renato obteve uma expressiva votação na eleição de 2008 no Distrito de Aroeira, a terra do vice. João Leão, deputado federal apoiado por Renato foi bem votado em Aroeira, a terra do vice. Geralmente, quando os dois estão se dando bem, como é o caso Renato e Deraldo deve manter a mesma chapa e vimos isto na reeleição de Fernando Henrique que não mexeu no seu vice Marco Maciel e Lula com José Alencar, por isso sou da opinião que mantenha”, falou Vertinho. Ele disse também que a presença de Deraldo Ramos na chapa não é imposição e se for o caso, ele se afasta, mas quem for o responsável por criar esta situação deverá depois arcar com as consequências.”Deraldo é o melhor vice que um prefeito pode ter. Não impõe, não cobra nada e tem uma região que decide e é fiel a ele.
Vertinho foi prefeito por três mandatos e alega que na situação atual não tem argumento para subir no palanque e reconhece que o prefeito Renato Souza está fazendo um bom trabalho, é articulador, porém centraliza a gestão em torno dele. “Acho que Renato deverá ter 19 mil votos e Assis 16, apesar do desgaste do grupo que está a 40 anos no poder”, estimou o ex-prefeito.
Quanto a hipótese de sua esposa, atual secretária de educação, Genilda Mota, vir a substituir o tio, Deraldo Ramos na vaga de vice-prefeito, ele descartou totalmente e afirmou ser liderado de Deraldo e acompanha qualquer decisão que ele tomar. Esta posição do ex-prefeito é contrária ao desejo do chefe de gabinete Eudes Mateus, que considerava Genilda Ramos, a vice dos sonhos, como forma de envolver Vertinho de “corpo e alma”, na campanha, mas pelo que foi revelado por Éwerton não se faz necessário o lançamento de Genilda, pois para ele manter Deraldo “está de bom tamanho”
Com a defesa de Vertinho em manter Deraldo Ramos na chapa, os Rios e Resedás, famílias que fazem parte do grupo majoritário, ainda não se manifestaram se vão indicar outros nomes ou se acompanham o desejo do ex-prefeito. Desde que foi criada a lei que permite a reeleição, é a primeira vez que será disputada, pois Tom Araújo e o próprio Vertinho, tiveram este direito e abriram mão.
Por: Valdemí de Assis