Os familiares de Jucenildo de Jesus Lima, 35 anos, conhecido por “Bebel”, residente na comunidade de Quixaba, 5 km do centro da cidade de Conceição do Coité, não vinham tendo sossego desde o seu desparecimento no dia 18 de agosto de 2011. A pedido de um tio de pré nome Simão divulgamos a foto aqui no CN, parentes procuraram nos IML, hospitais de várias cidades, mas não o encontrou. Quando estava prestes a completar cinco meses do seu desaparecimento, tenente PM Djalma da cidade de São Raimundo Nonato no Piauí, após uma “boa conversa” com o andarilho pediu seus documentos foi quando tomou conhecimento que o mesmo teria saído de Conceição do Coité e estaria indo para o “céu”, conforme respondeu a pergunta quando o policial perguntou seu destino. Bebel sofre de problemas mentais, mas segundo o tio Simão há momentos que ele não demonstra o problema.Em poder do militar, Bebel tentou fugir, mas foi recapturado.
Simão ao tomar conhecimento de que o sobrinho estava no interior do Piauí, se deslocou para a longínqua cidade, cuja distancia de Conceição do Coité é de aproximadamente 700 km. “Foram mais de 10 horas de viagem e descansamos pouco, pois estávamos ansiosos para reencontrá-lo” disse o tio que foi em um veículo cedido pela Secretaria se Assistência Social e chegaram ao destino as 06h de quarta-feira,4, tendo que esperar até as 09h quando o tenente Djalma que estava cuidando do caso chegar ao quartel. Lá ele foi informado pelo oficial que Jucenildo foi parar na casa do prefeito da cidade para pedir alimento e o gestor o atendeu, mas pediu a presença do tenente a fim de ele providenciar descobrir quem era aquela pessoa. Segundo Simão, o tenente disse que já encontrou várias pessoas naquele estado e que conseguiu encontrar seus familiares.
Bebel foi encontrado com a barba muito grande e disse que este tempo todo vem andando a pé, ou melhor, na ocasião ele saiu dizendo que iria a Salvador resolver seu tempo de serviço numa firma que trabalhou, foi de bicicleta, mas só quando reencontrou o sobrinho, Simão foi informado que a bicicleta serviu como transporte só até Cansanção 130 km, caminho totalmente inverso. O transporte quebrou, ele abandonou e prosseguiu a viagem a pé. Disse durante a viagem que passou uma sede que não mais pretende passar, foi um dia e meio sem beber água e dormindo as margens das estradas, relatou o sofrimento ao tio.
Ainda de acordo com o tio Simão a todo instante ele questionava. “Porque está me levando pra Coité, ainda não completei minha viagem. Eu vou mais eu volto”, dizia ao tio e ao motorista da prefeitura.
Ao chegar a Coité ele logo cortou a barba, mas não estava contente de volta ao lar, como dizia queria continuar perambulando chegou a dizer no Piauí que esteve em Cuba e na Inglaterra, no momento de total descontrole mental. O familiares pensando em evitar que ele cumprisse a promessa de retornar, passou a “ monitorar” seus passos enquanto providenciava uma consulta como um psicólogo em Feira de Santana, como muito trabalho conseguiram levá-lo e ao ser consultado ele passou a imagem de pessoa que não precisava tanto de internamento, pois falava com muita consciência e questionava o médico que deve ter avaliado e mesmo como um caso que poderia ser tratado em casa. “O medico colocou um envelope de comprimidos no bolso dele e a receita e voltamos pra casa. Mas quando chegou ele caiu numa depressão grande e ficou sem beber água e sem se alimentar. Na sexta-feira, dia 6, ele desapareceu novamente.
Agora que já está mais conhecido é importante que as pessoas mantenham contato com os familiares ou mesmo com a redação do CN pelo e-mail [email protected]
Coité – 26-08-11 – Coité: familiares procuram por desaparecido
Por: Raimundo Mascarenhas