Uma tentativa de homicídio no fim da tarde de sábado, 14, no povoado de Santa Rosa, distante 7 km da sede de Conceição do Coité, é o mais puro retrato da realidade quando o assunto é violência. Uma discussão banal em um bar na Rua do Contorno resultou numa tentativa de homicídio que teve como vítima Moisés Mercês do Carmo, 25 anos, e o autor de uma facada, identificado por Elissandro Ramos da Silva, vulgo Neguinho de Eurico ,27 anos, morador da Fazenda Varjota .
Segundo relato de populares, o agressor chegou ao ambiente e teria feito a pergunta: “tem corno aqui”? Moisés teria reagido pedindo que o provocador respeitasse os homens que ali estavam e assim deu inicio a uma confusão no bar e minutos depois quase acabou em morte na Rua João Rodrigues da Silva, onde mora Moisés. Neguinho foi até a residência da vítima que estava de costas e o atingiu com uma facada.
Uma testemunha que preferiu não se identificar contou ao CN que depois da briga próximo ao contorno, Moisés chegou a sua residência, colocou seu carro na garagem, cujo veículo é também a ferramenta de trabalho dele, pois faz transporte diariamente de passageiros de Santa Rosa para Coité, quando estava retirando um botijão de gás do porta malas, foi atingido com a facada. A mulher conta que os dois se enrolaram pelo chão, quando o pai de Moisés chegou com um pedaço de madeira e acertou a cabeça de Neguinho que bastante ensanguentado, uma tia de Moisés disse pensar que a vítima era Elissandro, mas ficou chocada quando Moisés mostrou o ferimento depois de receber a facada.
Populares prestaram socorro a Moisés, enquanto dezenas de amigos dele com pedra e pedaços de madeira tentaram linchar Neguinho, que invadiu a casa de um aposentado e se trancou. A Polícia Militar chegou ao local e prendeu o agressor em flagrante, como estava bastante ferido com dois profundos cortes na cabeça antes de ser levado para a delegacia, passou pelo Hospital Regional onde recebeu vários pontos na cabeça.
Na saída da unidade hospitalar, o repórter Valdemí de Assis, questionou o porquê, de tentar tirar a vida de outra pessoa. ”Ele me deu um soco, eu disse a ele que ia ali e voltava. Ele não botou fé véi”. Um popular para ver sua reação, diante da policia disse que o rapaz havia morrido e para a surpresa de dezenas de pessoas que estavam próximo, a resposta foi fria e cruel: “eu botei pra descer mesmo (matar), ele não botou fé,” repetiu.
Sem demonstrar arrependimento na tentativa de homicídio, Neguinho foi conduzido a delegacia de polícia onde deverá ser interrogado pelo delegado Gustavo Ameno Coutinho.
Vítima passa bem depois de cirurgia – Diante da situação de gravidade que deu entrada no HR, Moisés foi transferido imediatamente para Feira de Santana, ao chegar ao Hospital Clériston Andrade passou por uma cirurgia, já que a faca penetrou na altura dos rins e fígado. Após o procedimento ele permaneceu no hospital em observação.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas