De acordo com o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, a filiação da médica ao partido foi uma boa aquisição. “Pretendemos lançar candidatura próprias em 97 municípios, sendo que destes, estimamos apresentar em 10 municípios localizados nos territórios do sisal e do Jacuípe, o que nos enche de alegria e orgulho, pois sou daqui da região, nasci próximo a Serra do Jacaré, no município de Várzea da Roça”, falou o comunista.
Para Daniel Almeida, a eleição municipal é importante para consolidar o projeto político do PCdoB, mas tem consciência que ninguém ganha um embate eleitoral sozinho. “Para ganhar uma eleição tem que fazer alianças. Tem que dialogar e o PCdoB estar sempre aberto a este diálogo, ou seja, um diálogo permanente, pois acreditamos em nosso projeto e no caso de Riachão, Gleide é o melhor para o projeto de desenvolvimento”, concluiu o parlamentar.
O PCdoB de Riachão do Jacuípe tem 50 filiados e após o encontro, 80 pessoas manifestaram este desejo. A médica Gleide Márcia repetiu durante seu discurso que, conforme disse o prefeito Laurinho, ela gosta de gente e acompanhando o raciocínio de Daniel Almeida, estar aberta ao diálogo. “O PCdoB em Riachão do Jacuípe é uma realidade e estar cada vez mais forte”, afirmou.
Falou que seu desejo é uma renovação política que seja saudável para o povo e lembrou o bom relacionamento que tem com Zé Filho, nome também contado para disputar a eleição pelo grupo liderado pelo prefeito Laurinho. “Eu o convidei para participar deste encontro e ele disse que estava viajando. Inclusive me ligou a pouco”, falou Doutora Gleide.
Há dez anos que atua na medicina e o desejo de ajudar as pessoas lhe inclinou para política, recebendo o incentivo do colega médico Claudinei Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre e aprendeu os primeiros passos na vida pública com o deputado Daniel Almeida. “Vamos conversar, pois alianças são necessárias para um projeto vitorioso”, garantiu Gleide.
Ela falou da família a qual estar dando apoio. “É só acreditar e venceremos”, falou entusiasmada a pré-candidata do PCdoB.
O que disse as demais lideranças a respeito da pré-candidata
Dr.Nei, como é conhecido o prefeito de Capela do Alto Alegre, disse que acredita na vitória de Gleide Márcia e que estimulou a colocar seu nome da disputa pela Prefeitura de Riachão do Jacuípe. Pioneiro no território do sisal, Nei foi o primeiro prefeito eleito pelo PCdoB na região. “Em 2008 o PCdoB só teve candidatura própria em dois municípios, Capela, onde ganhamos a eleição com uma frende de 423 votos, ou seja, 53,19% dos votos válidos e Marcos Antônio em Capim Grosso, que infelizmente não se elegeu”, lembrou o chefe do executivo de Capela do Alto Alegre.
Sobre Gleide, ele disse sua candidatura surgiu do ceio do povo e que a médica é uma excelente profissional e que, a exemplo de Lula, o município terá estabilidade administrativa.
Ao falar sobre o crescimento da legenda, Dr. Nei falou sobre a filiação dos prefeitos de Várzea do Poço, Paulo José Ferreira e de Serrolândia, Gildo Mota Bispo ao partido. “Este crescimento deve-se também a presença do deputado Daniel Almeida, que é da região, estar no seu terceiro mandato, e vem realizando um grande trabalho, tanto nos municípios que foi ou não votado”, afirmou Claudinei Novato ao encerra seu pronunciamento no município de Riachão do Jacuípe, onde Daniel obteve 257 votos.
Ao usar da palavra, o prefeito conseguiu chamar atenção do plenário e deixar o ambiente em silêncio onde todos prestavam atenção em suas colocações sobre a escolha do seu candidato. Após nove anos de gestão, ele garantiu que fará o sucessor e que o mesmo irá receber o município equilibrado, com dinheiro em contas e mais de R$ 5 milhões em convênios viabilizados. “Político tem que gostar de povo e Gleide é uma grande alternativa política. Sei que minha responsabilidade aumenta, mas só em maio apresentarei meu candidato, após realizar uma pesquisa de opinião pública”, garantiu o chefe do poder executivo de Riachão do Jacuípe.
Ele contou que o grupo tem quatro nomes que pleiteiam encabeçar a disputa e que dois deles, o vereador Celinho da Saúde e Val de Nena desistiram, restando o diretor do Hospital Municipal, José Ramiro Filho, “Zé Filho” e a médica comunista Gleide Márcia. “Os simpatizantes da Doutora Gleide podem trabalhar seu nome e nós, no momento certo faremos a pesquisa e anunciaremos o que candidato que vai ganhar a eleição”, concluiu Laurinho.
Para o vereador humanista Valdinei Pereira de Jesus, “Boka”, o encontro aconteceu no momento certo e Gleide é uma mulher inteligente e capaz de continuar o trabalho de Laurinho, como é conhecido o prefeito de Riachão. “Esperamos que ela seja a candidata apoiada pelo grupo”, externou o vereador seu desejo.
O presidente da Câmara, José Antônio, “Juninho”, disse que o momento é de dialogo e que serão ouvidos os diversos partidos que dá sustentação a base do governo municipal. “Nossa base é formada pelo PCdoB, PP, PSD, PHS e PRB. Nós do PHS, maior partido na Câmara de Vereadores, com três representantes, acreditamos que o próximo prefeito sairá do palanque de Laurinho”, externou Juninho.
Ausência de Teodomiro – O presidente da comissão provisória do partido Teodomiro Paulo, justificou a ausência por intermédio do deputado Daniel Almeida. Segundo o parlamentar, o líder sindical que preside a legenda no município estava participando do Fórum Social no Rio Grande do Sul e por questão de horário de voou, não conseguiu chegar a tempo.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Adimário Reis