Ás águas termais de Caldas do Jorro ainda continua sendo a maior procura pelos turistas que residem ou estão a passeio pelo sertão da Bahia no verão e principalmente por ser período de férias. Mas para chegar até Caldas do Jorro hoje em dia está cada vez mais complicado e perigoso para quem decide viajar pela BR 116, passando por Serrinha, são aproximadamente 75 km de extensão tendo que deparar com caminhões e carretas em todo o trecho.
A equipe do CN já percorreu três estradas tendo como ponto de partida Conceição do Coité e aproveita este espaço para informar que o melhor trecho e o mais próximo é por Salgadália.
São 85 km de distância entre Conceição do Coité a Caldas do Jorro e o motorista pega apenas um trecho de 28 km de estrada de areia, deste trecho, 20 km pertence ao município de Araci e a prefeitura ao longo desta atual gestão investiu muito em melhoria das estradas vicinais realizando obras de encascalhamento, que permitem que os veículos traféguem com segurança em velocidade variando entre 70 a 80 km/h.
A partir da divisa sentido Conceição do Coité cerca de 8 km são trafegáveis, até porque a maior parte do trecho sempre se manteve conservado, pois o próprio solo favorece, além dos reparos realizados pela prefeitura de Coité.
Portanto, para quem deseja fazer a tradicional viagem ao Jorro ou mesmo para outras cidades daquela região, sairá de Coité, pega 17 km da BA 411 com asfalto de boa qualidade, passa por dentro da sede do distrito de Salgadália, percorre um trecho de 28 km de estrada de cascalho e chega à cidade de Araci, onde acontece o entroncamento com a BR 116. De lá para o Jorro são mais 40 km, bom ficar atento ao grande movimento de veículos de carga.
Os outros dois caminhos para chegar ao Jorro passando por Conceição do Coité são: via BA 409 Serrinha 36 km + 36 km para Araci e 40 km pela BR 116 para o Jorro, no total de aproximadamente 112 km todo no asfalto. Outra opção é via Barrocas, viaja 12 km da BA 409, entra no distrito de Bandiaçu e percorre mais 15 km em estrada de areia até Barrocas 27 km. Ainda na estrada de areia percorre outros 12 km até Teofilândia totalizando 39 km. Mais 18 km para Araci e 40 km para o Jorro o acesso via Teofilândia precisa ser percorrido aproximadamente 97 km.
Estrada está na rota da RECONSISAL – Faz parte de um roteiro indicado pelo então deputado estadual Emério Resdedá que tem como principal objetivo encurtar caminho entre as cidades do Recôncavo a Região Sisaleira. A Reconsisal nasce em Cabaceiras do Paraguassu as margens da BR 101. Segundo justificativa de Emério Resedá todo trecho asfaltado representa significativamente a aproximação do recôncavo a região sisaleira e falta pouco de asfalto para os mais de 150 km facilitarem a vida dos motoristas.
Cidades cortadas pela RECONSISAL : Cabaceiras do Paraguassu, Santo Estevão, Ipecaetá, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité – Via Salgadália e por último Araci. Os motoristas deixariam para trás todo movimento do entorno de Feira de Santana tanto dos veículos que trafegam pela BR 116 Sul como também da BR 101 Sul.
Por: Raimundo Mascarenhas