Cerca de duzentas famílias que fazem parte do movimento sem terra MST na cidade de Cafarnaum-BA, Invadiram a 15 dias a fazenda Onde foi encontrado pela polícia, a maior plantação de maconha do norte-nordeste. De acordo com o site RFNoticias que visitou o local e conversou com alguns dos integrantes do movimento. Segundo o senhor José Ferreira da Silva, eles estavam acampados a mais de um ano em outra propriedade, e que assim que a polícia apreendeu a maconha nessa fazenda, o líder do movimento tomou a decisão de ocupar as terras que pode chegar a mais de 500 equitares .
O movimento ocupa ainda a fazenda Umbuzeiro e na mesma região e uma outra em Queimada Nova região de Morro do Chapéu, onde também foi encontrada plantações de maconha. O líder do movimento Franciso Elizete Gomes Candido, não foi encontrado para comentar sobre as invasões. Na tarde de quarta-feira (15 de fevereiro de 2012, Mais de trinta litros de semente e 200 pés de maconha foram encontrados nas fazendas Guaraína e Cajirana na cidade de Cafarnaum. A droga foi encontrada pelo Líder do MST que ocupa as terras onde foram encontrados mais de 16 toneladas da erva em dezembro de 2011, pela polícia civil.
De acordo com o soldado Barros que comandou as buscas na fazenda, a droga foi encontrada por Francisco Elizete Gonçalves Candido que é líder do MST que ocupa a fazenda a cerca de 15 dias, com mais de duzentas famílias. A polícia estima que a quantidade de semente daria para colher aproximadamente 200 mil pés. O soldado informou ainda que a vegetação está voltando a crescer no local em que foi arrancada as 16 toneladas e que será preciso uma nova inspeção em toda área. A droga que foi apreendida pelos soldados Barros,Leilton e soldado Lairivan foi apresentada na delegacia de Morro do Chapéu e segundo a delegada Dra. Lucia Jansen, será encaminhada para a 14ª CORPIM com sede em Irecé.
Fonte : RFNOTICIAS.COM