A Capitania dos Portos da Bahia lançou, no mês de novembro, a “XVI edição da Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança”, versão 2011-2012. A campanha reúne um conjunto de ações educativas e de orientação voltadas para a comunidade náutica do Estado da Bahia, voltada para a apresentação das normas relativas à segurança da navegação e às medidas de prevenção da poluição do meio ambiente hídrico.
Todos os proprietários e usuários de embarcações no mar, seja como fonte de lazer, meio de transporte ou como atividade profissional, passageiros ou tripulantes, se constituem no público alvo dessa campanha para que a atividade de navegação seja realizada com segurança.
O conhecimento da existência do Complexo Turístico do Poço Grande em Araci levou a Capitania dos Portos da Bahia a visitar Araci no ano passado e nesse ano uma nova equipe sob comando da tenente Fernanda veio visitar as instalações do complexo dentro da campanha e mais especificamente com vistas a orientar aos proprietários e usuários de embarcações miúdas enquadradas dentro da normam 03 da Marinha do Brasil.
A tenente Fernanda orientou o secretário Gidalti Moura do Turismo e Adilson da Administração que o propósito da normam 03 é o estabelecimento de normas e procedimentos sobre o emprego das embarcações de esporte e/ou recreio e atividades correlatas não comerciais, visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho por tais embarcações. Orientou sobre as condições do píer que ali existe como ancoradouro de embarcações, o uso de jet ski e até de pequenas canoas artesanais, utilizadas para a pesca. Todos sem importar o porte da embarcação não estão livres de usar e possuir os equipamentos e segurança como coletes salva-vidas e obediência à sinalização.
Sugeriu que a administração do Complexo na pessoa do Sr. Detinho, presente no momento das vistorias, que observasse o comportamento de cada usuário de embarcação quanto aos equipamentos, área por onde pode navegar sem por em risco os banhistas, se o condutor está sob efeito de álcool e que em qualquer anormalidade fosse comunicada à Capitania dos Portos.
O secretário de turismo disse ao Folha que prometeu fazer uma campanha educativa em torno do tema para que o lugar que hoje representa divisas turísticas seja cada vez mais procurado pela segurança que busca oferecer aos frequentadores do lago e de suas atrações de lazer.
Fonte: portalfolha por Do Karmo Carvalho