As políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida do público feminino foram discutidas na quinta-feira (22) em evento que reuniu mulheres de mais de dez comunidades rurais do município de Uauá, a 416 quilômetros de Salvador.
O debate, realizado na sede da Câmara de Vereadores, integrou a programação do Março Mulher, que reúne uma série de atividades relativas às comemorações do mês das mulheres em todo o território baiano.
No evento, as mulheres receberam orientação sobre políticas de acesso à crédito rural, assistência técnica para pequenas produções, Programa Luz para Todos, ações estratégicas para a promoção da autonomia e visibilidade da mulher do campo.
Violência doméstica – Participaram do evento representantes do poder público, associações rurais, cooperativas e outros movimentos da sociedade civil. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, enfatizou que aliado ao fortalecimento da autonomia, é fundamental enfrentar os índices de violência doméstica.
“Somos um dos estados onde mais matam mulheres. Mas, aos poucos, o poder público e a sociedade em geral estão assumindo que este é um problema de todos”, disse . Entre outras conquistas, ela ressaltou as campanhas de divulgação dos mecanismos de denúncia, a exemplo do Ligue 180.
A titular da SPM também visitou a sede da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), fundada a partir da atuação de mulheres trabalhadoras da agricultura familiar. A organização, que atualmente envolve cerca de 200 famílias, em 20 comunidades, tem trabalho focado no beneficiamento de frutas como umbu, maracujá, goiaba e abacaxi.