A Câmara Municipal de Conceição do Coité em Sessão Solene itinerante na noite de quinta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, fez homenagem a quatorze mulheres coiteenses com o troféu “Mulher Solidária”, aquelas que tiveram ou continuam tendo vida ativa em suas funções profissionais . A solenidade aconteceu no Clube 13 de Maio no Povoado de Almas atendendo a o requerimento da vereadora Elizane Cana Brasil, natural da localidade. O presidente da câmara José Jailmo fez a abertura dos trabalhos e em seguida passou a função para a vereadora, que ocupou a cadeira.
Um grande público ocupou o plenário e para não fugir a regra quase 80% de mulheres. Esteve presente também além dos vereadores Betão, Samuel, Orlando, Nego Jai e Elizane, o prefeito Renato Souza, o vice Deraldo Ramos, o deputado Tom Araújo, o ex-deputado Emério Resedá e ex-prefeito Hamilton Rios, que fizeram parte da mesa.
A anfitriã do ato solene ao fazer uso da palavra falou da sua felicidade em ser a única mulher vereadora e secretária da câmara e conduzir toda estrutura do poder legislativo para sua comunidade de origem e leu um texto sobre a criação do dia da mulher.
A presidente interina Elizane Cana Brasil fez o chamado de uma a uma homenageada e um dos convidados para fazer entrega do troféu, antes a professora Marialva Carneiro fez a leitura da biografia resumida de cada homenageada: Anailza Carneiro dos Santos, Ana Maria Passos Araújo, Anita Gonçalves da Silva, Andreia de Pinho Cana Brasil, Estelita Alves de Souza, Josicléia de Almeida Ferreira, Maria Madalena A. Pinho, Maria Valdete da Silva Santos, Meire Lopes Paraguaçu, Naildes Lopes Souza, Railda de Pinho Souza, Sathyra Costa de Almeida, Tereza Macedo Mascarenhas e Zuleica Mota Pinto Resedá, está não compareceu por motivo de saúde, mas foi representada pelo filho Emério Resedá.
Após a entrega dos troféus, as autoridades usaram a tribuna para falar sobre as mulheres. O vice prefeito Deraldo Ramos falou do merecimento das mulheres por conquistarem o espaço na sociedade, em tom humorado chamou a atenção dos homens para se aprimorarem em suas funções ou terão que ocupar o tanque de lavar roupas e o fogão.
O vereador Betão disse que para ele todo dia é dia da mulher. O petista pediu o fim da violência contra as mulheres e as injustiças. Chamou a atenção para a lei Maria da Penha que é considerada entre as três melhores leis do mundo e tem como objetivo principal proteger as mulheres pelos maus tratos e crimes.
Orlando Ramos disse que a palavra mulher é de fácil pronuncia, falou da sua importância no seio familiar e referenciou sua mãe, que está com 83 anos, sua esposa e três filhas. Disse também que mulher não é sexo frágil como diz a música de Erasmo Carlos, “mulher é maravilhosa”,disse.
O vereador e presidente da câmara Nego Jai, disse que a mulher advogada, doméstica, professora se resume em mãe. Jai emocionou a senhora Anita uma das homenageadas dizendo que tudo que foi dito daquela mulher sobre seu lado filantrópico foi verdadeiro e que ele foi beneficiado pela sua ação.
Samuel Araújo disse que conhece a historia de todas as quatorze homenageadas e são histórias inesquecíveis. Araújo fez referência especial a enfermeira Esterzinha do Hospital Almir Passos, citou que a mesma abriu mão do casamento só para se dedicar aos seus pais.
O ex-deputado Emério Resedá disse que todas homenageadas são dignas do reconhecimento, porém destacou a servidora Anailza Carneiro que atendia seu gabinete e atualmente continua com Tom correndo de hospital em hospital para atender as pessoas que necessitam.Parabenizou também Ana Maria Passos Araújo, mãe do deputado Tom e citou uma frase dita por sua avó conhecida por ‘Pequena’. “Todas as Anas são gentes boas”. O ex-deputado numa demonstração de profunda amizade com Elizane disse que a mesma tem seu sobre nome por adoção, Elizane Cana Brasil Resedá
Mas o discurso do ex-deputado no final foi em tom de indignação. Ele lamentou a morte de uma mulher, a jovem esposa de um pastor da Igreja, Avivamento Bíblico de pré-nome Andreia de apenas 23 anos.Resedá lamentou a burocracia para se atender a saúde na Bahia, segundo ele, quando solicitado para interferir na transferência da jovem foram tantas exigências e quando foi informado que o Hospital São Rafael estava aguardando a paciente que ligou para o esposo da jovem, ele estava chorando e disse ter perdido sua mulher.
Emerio informou que vai levar essa situação para Jaques Wagner neste sábado na cidade de Ibititá onde o governador estará inaugurando obras. Emério disse que numa data tão importante tem um registro tão triste que, segundo ele por conta de negligência. Não foi informado a causa da morte.
O deputado Tom Araújo parabenizou a todas as mulheres do plenário e disse que as homenageadas são merecedoras. Disse que, sexo frágil título da música de Erasmo Carlos está se acabando, pois segundo ele, mulher é fortaleza, citou as conquistas da mulheres e o exemplo maior, Dilma Rousseff que disse que vem realizando um trabalho com maestria. Tom fez referência também à esposa do prefeito Renato Souza que a chamou de “Lêu” pela sua compreensão na ausência familiar do marido que tem a função de governar o município.
O prefeito Renato Souza parabenizou a Elizane pela iniciativa e a todas as mulheres que tem contribuído significativamente com o desenvolvimento do município. Souza agradeceu a sua esposa e revelou que são 27 anos de convivência, e por muita vezes fez o trabalho de pai. O prefeito reconheceu a força da mulher pelos cargos importantes que ocuparam nos últimos anos, inclusive com quebra de tabu como presidência da república e tribunais eleitoral e de justiça. O prefeito aproveitou para convocar a população para a reinauguração do Hospital Almir Passos na próxima segunda-feira.
Durante a sessão teve apresentação de um grupo da orquestra Santo Antônio da Música, grupo de dança e Reizado de Moças da comunidade.
Por: Raimundo Mascarenhas / texo e fotos