O município de Barrocas comemorou na última sexta-feira, 30, 12 anos de emancipação política e administrativa com vasta programação. Teve início por volta das 05h com alvorada, ás 09h missa em ação de graças, ao meio dia como acontece todos os anos foi servido almoço na casa do prefeito Almir e também na residência do vice prefeito Joanísio. Á noite o show mais esperado com o padre Antônio Maria e banda que oportunidade apresentou um show católico onde cantou grandes sucessos de sua carreira e emocionou o público com suas canções marcantes. O padre que já cantou com artistas famosos a exemplo de Roberto Carlos, Paula Fernandes, Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, chegou à cidade ás 14h30 e foi recepcionado na residência do prefeito Almir Queiróz, onde uma multidão, inclusive pessoas de outras cidades o aguardava para almoçar.
Ao receber o padre, Almir de Maciel, como é conhecido o prefeito, disse da alegria em receber o sacerdote pela segunda vez e destacou a boa imagem de “servo de Deus” deixado na cidade e quando conversou com algumas pessoas, desde a equipe de governo a populares, todos foram unânimes ao afirmarem do desejo que rever e ouvir mais uma vez. “Desde que assumimos o governo em janeiro 2009, procuramos respeitar a cultura religiosa do nosso povo e sempre festejamos o aniversário da cidade com show sacro, que transmita paz e prepare o município para da quaresma e semana santa. De forma, em três anos de governo, já estiveram aqui padre Antonio Maria, por duas vezes, padre Zezinho e a cantora Adriana com a Canção Nova”, concluiu o chefe do executivo lembrando que a cultura evangélica também recebe igual apoio da Prefeitura.
Atividades pela manhã – Missa em Ação de Graças celebrada pelo pároco Márcio Brito Igreja lotada, além dos fiéis, políticos de todos os partidos estiveram presente, inclusive cinco deputados, sendo que apenas três, o deputado federal ACM Neto e os estaduais Bruno Reis e Tom Araújo, chegaram a tempo de assistir a celebração. Na homilia do padre Márcio pediu aos políticos que repensarem alguns dos seus métodos, principalmente em se tratando da aplicação de recursos públicos e da campanha eleitoral e foi taxativo ao dizer que em 2013 seria o primeiro a dar o CPF para a lista das assinaturas denunciando aqueles que compraram de votos, caso isto vem ocorrer. “Tem muita gente que se emprega do poder, vive da política e se aproveita o quanto pode, quando chega próximo da eleição começa a falar mal daquele que esteve ao lado por muito tempo”, alfinetou padre Márcio diante dos comentários que o “grupo Barrocas Livre”, que mantém o comando do município desde que foi emancipado, estaria “rachando”.
Ao final da celebração o padre convidou o prefeito Almir Queiróz (PR) e os deputados Tom Araújo, Bruno Reis e ACM Neto e cobrou dos convidados apoio para um bingo que será organizado pela paróquia no mês de junho e um dos prêmios será uma moto e queria que fosse rateada entre eles e doada a Paróquia.
Também foi mantida a tradição da à caminhada pela PAZ, que este ano teve percurso menor, mas com grande participação popular e terminou com o corte do bolo com 12 metros de comprimento que foi distribuído para o público presente. O prefeito José Almir Queiróz, ao lado do deputado estadual Tom Araújo e do Federal João Bacelar, cortaram a primeira fatia.
Para o líder comunitário Luiz Mota de Queiróz, 50 anos, comemorar a emancipação Barrocas é bem diferente dos demais municípios, pois, está conquista foi com muita luta, poderia está completando bem mais idade e não 12, conforme a dimensão do bolo confeitado para o momento de cantar os parabéns. Ele citou esta comparação ao CN, lembrando que Barrocas já havia sido emancipada, teve seu primeiro prefeito João Olegário de Queiroz e seu vice Josemir Araújo Lopes, mas em 31 de dezembro de 1988, foi pedida uma representação alegando inconstitucionalidade da Lei Estadual que a emancipou por intermédio de cinco eleitores, influenciados por políticos da região, pediram a anulação da Lei que criava o município, sendo julgada e deferida à solicitação de anulação, Barrocas voltou à condição de Distrito de Serrinha.
O município de Barrocas, localizado no território do sisal, criado em 30 de Março de 2000, com uma população estimada com base no censo do IBGE/2010, de 14.189 habitantes, teve um motivo a mais para comemora urante toda sexta-feira (30), o seu 12ª ano de emancipado com a divulgação do índice Firjan de Gestão Fiscal, novo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN),edição 2012 que revelou dado surpreendente quando apenas 95 municípios brasileiros têm excelência na gestão orçamentária e o estudo para chegar a está conclusão foi baseado em dados fornecidos pelos próprios prefeitos ao Tesouro Nacional e diz respeito ao ano base de 2010 e na posição deste rankie, o município ficou na 9º posição no estado e 480º a nível nacional. Um dos últimos munícipio do estado a ser emancipado, juntamente com Luiz Eduardo, no oeste, em Barrocas localiza-se a mina de ouro operada atualmente pela Mineração Fazenda Brasileiro, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Rubenilson Nogueira e Raimundo Mascarenhas