A prefeitura de Gavião antecipou para o domingo (18), as atividades comemorativas ao seu vigésimo sétimo aniversário de emancipação política. O município teve sua emancipação político-administrativa em 19 de março de 1985, sendo desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, sancionada pelo então governador João Durval, hoje senador da república e o nome do município, segundo conta os moradores mais velho, originou-se dos gaviões entardecer acostumaram pousar numas pedras situadas no local onde foi fixada a cidade e como eram abundantes e o local ficou conhecido como Gavião.
Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, “homem considerado de fé”, irmão Laurindo, como é conhecido o secretário, abriu seu pronunciamento agradecendo a Deus por colocar em seu caminho pessoas que estão ajudando a desenvolver o município, a exemplo da deputada Neuza Cadore e o governador Jaques Wagner. “Já construímos 13 mil metros de calçamentos em convênio com o estado e três mil em parceria com o governo federal. Com recursos próprios, construímos a sede da secretaria de educação e estamos concluindo a da Saúde e iremos fazer a sede da Prefeitura, pois quando assumimos em janeiro de 2009, não encontramos se quer o local para funcionar a Prefeitura”, desabafou o líder político.
Laurindo aproveitou para alfinetar a oposição lembrando que no passado só tinha palavra bonita e nada de realização. Ao falar para o CN, ele anunciou um calendário de inaugurações, sendo que o próximo ato será no dia 28 de abril, quando será entregue a recuperação da barragem da Pinheira realizada com recursos próprios e no dia 26 de maio as 30 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida serão entregues as famílias beneficiadas e por fim, as vésperas do São João, num período ainda permitido pela legislação para inauguração, ou seja, 23 de junho será entregue a Creche Modelo, uma obra, segundo Laurindo, extraordinária que esta sendo construída em convênio com o do governo federal e concluiu lembrando o projeto de abastecimento d’água da região de Caldeirão, orçado em quase um milhão e irá beneficiar nove comunidades.
Para a vice-prefeita, Maria Luiza, as mudanças são vistas em todo município depois que a política tomou outro rumo e como nova liderança.
O posto do PSF e o prédio conta com estrutura adequada para oferecer mais comodidade e eficiência no atendimento básico de saúde. Consultórios médico e odontológico, farmácia, vestiário, sanitários, almoxarifado, salas de: reunião, injeção, curativo, administração, copa de apoio e posto de coleta para exames laboratoriais são alguns dos setores das novas instalações. Segundo a secretária de saúde, Marta Oliveira, este PSF vai atender diretamente as pessoas que moram na zona rural e uma vez por mês, uma equipe médica vai até a comunidade.
A Prefeitura homenageou a parteira Angélica Maria de Jesus, colocando o nome no PSF. “Dona” Angélica faleceu aos 80 anos em 17 de abril de 2009 e residia na Fazenda Queimadas da Baixa. Mãe de 11 filhos, ele começou a fazer parto de forma voluntária aos 35 anos e quando percebia que o caso era complicado encaminhava rapidamente para o Hospital mais próximo.
Estima-se que Dona Angélica tenha feito mais de 500 partos, dentre eles os das suas filhas, que no mês de “ganhar neném”, levava para sua casa. Outra característica de dona Angélica era a fama de rezadeira e as maiores rezas nas noites consagradas aos santos populares e no mês de março, São José liderava, ela era convidada.
O fato de homenagear uma pessoa simples e do povo, deixou a deputada estadual Neuza Cadore (PT), muito feliz. “Aqui no Gavião se realiza um governo simples e com resultado e mesmo sendo um município pequeno, talvez um dos menores do Estado, estar sobrando dinheiro e isto é sinal de dedicação dos seus gestores”, concluiu a parlamentar.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual chefe de gabinete da vice-governadoria, Clóvis Ferraz, participou do ato representando o vice-governador Otto Alencar e ficou satisfeito ao saber da seriedade da administração municipal e do número de obras que estão sendo construídas com recursos próprios.
Mantendo a tradição, houve pela manhã a maratona nas categorias masculino e feminino, adulto e juvenil, movimentando o centro da cidade e a tarde foram inaugurados o canal de água pluvial com rede de esgoto e o posto do PSF, que vai atender as famílias da zona rural.
O canal de água pluvial, a rede de esgotos e drenagem que tanto a comunidade esperava, foi construído com recursos próprios, onde foram investidos nos 147 metros de extensão aproximadamente R$ 97 mil, resolvendo um apelo popular desde que o município foi emancipado. Seu o secretário de administração Laurindo Nazário, a decisão de construir com recursos próprios as redes de esgoto mais a drenagem de águas pluviais atende reivindicação dos moradores da cidade e vai beneficiar praticamente todas as famílias.
O encerramento foi na Praça Joaquim Pantaleão onde se apresentaram as bandas Duas Medidas, de Salvador, Conect, de Feira de Santana e Estrela Mil de Conceição Coité.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas