O deputado Wellington Passos de Araújo (DEM), disse durante a reinauguração no Hospital Almir Passos no inicio da noite de segunda-feira (12), que não tinha vergonha em ser oposição. Para o parlamentar é muito cômodo, como fazem muitas pessoas, estarem na sombra do governo e não falar dos problemas que estão maltratando a pessoas.
Mesmo estando ao lado do superintendente da Regulação da Sesab Andreis Alonso, o parlamentar criticou duramente o serviço de regulação do estado e citou um caso que aconteceu ha uma semana em Coité, quando uma jovem sofreu um AVC e durante todo o dia, ele com toda estrutura de gabinete, ficou tentando uma vaga nos hospitais em Salvador pelo sistema de regulação e quando veio conseguir, já à noite, telefonou para a família da vítima e lamentavelmente, ela tinha vindo a óbito.
Tom Araújo, como é conhecido o democrata, foi prefeito de Conceição do Coité no período de 2001/2004 e neste período implantou 12 equipes do PSF e tinha uma atenção especial à saúde. “Saúde é vida e político tem que cuidar da vida das pessoas”, afirmou o parlamentar.
Ele disse também que foi eleito para representar o povo e repetiu ao falar para o CN que não tinha vergonha de ser oposição e que “muitos, mesmo eleitos por partidos contrários aderem ao governo, pois é bom estar na sombra do governo”, criticou.
A colocação do parlamentar criou um constrangimento entre os presentes no palanque, pois, todos os oradores que lhe antecederam, ao usar da palavra, buscaram jogar “confete” no governo do estado e a prefeitura como responsáveis pela reforma do HAP. “Quando passava em frente ao HAP e via fechado eu ficava triste e houve muito esforço para ele ser reaberto e peço ao Dr. Augusto, que irá dirigir a unidade, que se esforce para que todos tenham uma saúde de qualidade”, concluiu.
Regulação é a ordenação do acesso aos serviços de assistência à saúde. Esta ordenação atua pelo lado da oferta, buscando otimizar os recursos assistenciais disponíveis, e pelo lado da demanda, buscando garantir a melhor alternativa assistencial face às necessidades de atenção e assistência à saúde da população.
O CN não conseguiu falar com superintendente da Regulação da Sesab Andrés Alonso sobre a colocação do deputado democrata.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas