A coiteense Deiziane Mota foi recepcionada pelos familiares, amigos e apoiadores, na noite de sábado (31), ao chegar de Fortaleza, onde participou no dia 24, ao lado de quatorze candidatas do “Miss Surda Brasil”, um concurso inspirado no “Miss Deaf World”, ou seja, Miss Surda Mundo. Foi realizado pela primeira no Brasil e foi organizado pela modelo Vanessa Vidal, cearense surda e que ficou em 2º lugar no Miss Brasil em 2008 e convidada a participar do evento internacional em 2011. Vanessa Vidal foi nomeada pelo presidente do Miss Deaf Europe, Josef Uhlir, como representante a realizar o evento pioneiro no Brasil este ano e Deiziane disse que seu desejo é realizar a primeira edição da Bahia.
Deize, como é conhecida, através de uma tradutora, disse ao CN, que a articulação para escolher as candidatas se deu através das associações dos surdos estaduais e por meio de convites feitos pela própria Vanessa Vidal e participaram representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. “Me preparei para representar a Bahia com um dança típica da nossa terra e como as demais não se prepararam, quero agora apresentar para vocês”, falou Deize, que reside com a família no Distrito de Bandiaçú, onde a recepção foi realizada
Sobre a viagem, ela disse que chegou a Fortaleza na quarta-feira e o concurso começou oficialmente na quinta-feira (22), quando participou de uma série de atividades, como aulas de passarelas e palestras educativas sendo que o desfile oficial e a premiação ocorreram na noite de sábado (24) no Ideal Clube, em Fortaleza. “Quero agradecer a todos e dizer a vocês que não fiquem nervosas eu representei bem o nosso estado”, concluiu.
A mãe de Deize, Marly Mota, disse que esta experiência foi um grande desafio e que tem dito à filha que ela é do tamanho do seus sonhos. Marly agradeceu aos colaboradores e ao falar para as pessoas presentes destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Ascoob/Sisal, onde contratou Deiziane para proferir curso de libras a uma funcionária para melhorar o atendimento aos surdos e mudos.
Por: Valdemí de Assis / foto arquivo pessoal