O fato de não ser candidato a nenhum cargo eletivo na eleição de outubro, o prefeito de São Domingos Izaque Rios da Costa Júnior, deixa o DEM, o único partido filiado desde que ingressou na vida pública (antes PFL) e migrou para o PMDB, que tinha como presidente da comissão provisória o vereador Welber Francisco Rios Carneiro, filho do ex-deputado Florisvaldo Carneiro (falecido), na vice-presidencia, a ex-vereadora Nilbete Ana Mota Carneiro Cunha e nas primeiras suplências da comissão executiva os vereadores por mais de um mandato e representantes do maior povoado do município, Santo Antonio, Agnaldo Carneiro de Freitas e Edson Oliveira Carneiro. Com o fim da vigência da comissão em 03 de novembro de 2011, a antiga comissão foi destituída e assume a direção da legenda, Izaque Júnior.
Com este fato novo na política de São Domingos, os vereadores para serem candidatos a reeleição e outros nomes que pretendiam se candidatar, na totalidade adversária do prefeito Júnior, estão vivendo um momento difícil, pois tem ser submetido à apreciação da nova comissão. “O PMDB esta construindo um novo projeto. Esta sendo reestruturado e fui convidado pelo presidente Lúcio Vieira para fazer parte deste projeto e aceitei e nada contra a quem queira se candidatar, basta que esteja alinhado com o partido, com seu estatuto e apoiando Domingos Nafitel, que será o candidato apoiado pelo PMDB, pois iremos coligar com o PP”, afirmou Júnior.
Ele não descartou a possibilidade da legenda indicar o nome do vice-prefeito na chapa de Nafitel e confirmou que em breve estará convidando os filiados do partido para uma conversa sobre as eleições de 2012. “Contamos hoje com o PMDB, PP, PDT, PSD e DEM para formar a coligação que apoiará Nafitel e estamos muito tranquilos, pois, esta decisão vem sendo amadurecida ao longo de seis meses e tenho hoje a confiança de Lúcio e Geddel e vamos fortalecer o partido nesta eleição e chegar forte em 2014 de acordo com a decisão que a direção estadual tomar”, concluiu.
De pouca conversa sobre suas decisões, a filiação do prefeito ao PMDB pegou todos de surpresa, do mesmo modo que aderiu a candidatura a reeleição de Wagner em 2010, pois era considerado o “homem de confiança do DEM” na região do sisal e muito amigo do ex-governador Paulo Souto, que buscava na campanha voltar ao palácio de Ondina e oficialmente, após a convenção que homologou seu nome, escolheu São Domingos para realizar sua primeira viagem oficial como candidato.
Fontes ligadas a Geddel Vieira Lima, que na eleição de 2010 foi o segundo mais votado para governador com 1.254 votos e os deputados apoiados pelo partido, Lúcio Vieira, para federal, obteve 1.027 votos, ficando em primeiro lugar e William Matos da Silva Jatobá, candidato a Assembleia, o terceiro entre os votados, com 618 votos, garante que esta reação dos Vieiras Lima foi em represaria à decisão de Hildebrando Neto Rios Carneiro, que em 2008 foi candidato a prefeito pela legenda, obtendo 43,82% dos votos válidos e em setembro de 2011 migrou para o PT, intencionando ser o candidato a prefeito do partido.
Também por telefone, Chico disse que já reuniu o grupo político, comunicou este fato, antes que o assunto circulasse e as informações chegassem distorcidas e disse que estar muito tranquilo, pois tanto ele, como Agnaldo Freitas e Edson Carneiro, “Edi do Santo Antonio”, são candidatos “natos”, pois tem mandatos. “O que eu não estou entendendo é porque esta briga por partido, pois antes a briga era política para ganhar a eleição e eles dizem ser tão fortes e querem a moda antiga, do tempo da ditadura, com perseguições, negociar com as oposições”, desabafou Chico.
Segundo o vereador, o prefeito Izaque Júnior deu, conforme adágio popular, “um tiro no pé”, pois a Prefeitura de São Domingos faz parte das Prefeituras do interior pertencente ao grupo de oposição, pois o PMDB é o principal partido de oposição ao governo do estado. “Soube que o PT estar articulando uma audiência com o governador onde vão estar presentes o deputado Estadual Rosemberg Pinto, Jonas Paulo, presidente estadual da legenda e uma comissão do PT local, para vê especificamente a situação de São Domingos”, contou.
Chico disse também que existe mais dois partidos ligados a base da oposição municipal, PR e PSB, que vão apoiar o PT na eleição de outubro. “O que não dá para entender é a preocupação do grupo da situação, que espalham a noticias que estão forte, vão ganhar com uma boa margem e ficam colocando em prática estas táticas da ditadura, aparentando não ser o falam sobre as eleições, que estão forte e a oposição é graça. Tem alguma coisa que não é bem o que eles divulgam”, concluiu Chico.