Foi realizado em Valente, o Seminário “Sisal: Fonte de Vida e de Renda no Sertão”, na oportunidade foram apresentados projetos de apoio ao fortalecimento da cadeia produtiva do sisal, aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), foram expostos também, reservatórios de água e cadeiras produzidos com o sisal por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e uma nova máquina desfibradora de sisal, Faustino VI. O evento contou com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil.
Para Ismael Ferreira, Diretor Executivo da APAEB, esse seminário mostrou a importância que o sisal representa para toda Bahia. “Estamos aqui unidos pela mesma causa, valorizar o sisal, buscar meios para melhorar a produção e a vida do produtor rural”. Ismael também lembrou a importância das organizações nessa luta pela valorização da cadeia produtiva do sisal. “As organizações têm um papel fundamental no que diz respeito ao sisal, hoje estamos vendo a máquina Faustino quase pronta, a caixa d água e a cadeira feita de fibra de sisal, resultados de pesquisas e lutas, e a APAEB principalmente é uma dessas organizações que sempre buscou inovações e melhorias para toda nossa região”.
O seminário foi uma iniciativa dos pesquisadores Ildes Ferreira, Tatiana Velloso e Acácia Batista, aprovados nos Editais da CTSA/FAPESB que buscam em parceria com a Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (APAEB) e a Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (COOPERAFIS), fortalecer a atividade sisaleira e aumentar a geração de emprego e renda na região.
Além da apresentação dos projetos, o seminário promoveu visita a campo com pesquisadores da UFRB e UEFS, visita à COOPERAFIS e à fábrica de carpetes e produção de capachos da APAEB.
O Seminário aconteceu na última sexta-feira na Casa Brasil.
Agedson_Comunicação_Apaeb