Um trecho da estrada que liga o distrito de Salgadália no município de Conceição do Coité a cidade de Araci, vem sendo destruído pela erosão numa grande escala, a cerca de 3 km da comunidade araciense de Queimadinha e além de prejudicar o trafego de veículos oferece muito perigo aos condutores, principalmente motociclistas que têm em numero muito elevado na região.
As crateras começaram a aparecer ao lado esquerdo de quem segue de Coité para Araci em um local pouco habitado, o mais grave é a rapidez que vem aumentando de tamanho em direção ao meio da estrada, formando valas profundas. A tendência é que haja um rompimento total da mesma caso a tão esperada chuva chegue a região.
Desvio – Moradores de áreas vizinha ao trecho, já não passam próximo a cratera, criaram um desvio, mas continua sem nenhuma sinalização o que aumenta o risco de acidente para pessoas que não conhecem o trecho.
Erosão é a destruição do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d’água.
A erosão é um problema muito sério, devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as vegetações, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.
Por: raimundo Mascarenhas