O secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto concedeu uma entrevista para a SECOM Bahia, e foi retransmitida por várias emissoras de rádios em todo estado. Em seu pronunciamento diz que o Governo não pode sentar com a categoria se a greve é ilegal.
Segundo Barreto o Governo em nenhum momento rompeu o diálogo com os professores. ” Nós sempre tivemos atitude para conversar com o sindicato. Na realidade o sindicato ao decretar a greve, ele interrompeu o processo de conversas que vinha tendo. A greve foi deflagrado dia 11, e no dia anterior 10, tivemos uma reunião com o Sindicato. Portanto a secretaria de administração e educação sempre procurou o diálogo com a classe. E sempre continuamos abertos para o diálogo, o que estamos fazendo é um apelo aos professores para retornar as suas atividades, pois está sendo muito prejudicial para milhares de alunos e uma grande parte das escolas estão paradas, embora temos um bom número funcionando são 635 em funcionamento”.
Segundo o secretario a greve foi considerada ilegal pela justiça e fica difícil para o governo dialogar coma categoria que realiza uma greve ilegal. “O Governo pretende que seja feito um novo calendário de reposição de aulas, os salários serão pagos para que retorne o diálogo.
Osvaldo Barreto disse também que o Governo da Bahia pode ter o orgulho de afirmar que a lei do piso salarial aprovado em 2008 e o piso começou a valer em janeiro de 2009 e de la para cá o governo vem pagando o piso salarial a todos os professores, e no caso dos professores licenciados não precisou fazer nenhum ajuste, ele já paga acima do piso desde 2009. “Portanto nós estamos cumprindo o acordo salarial firmado com os professores, porque o acordo foi aprovado pela lei 12 374 dia 24 de novembro na assembleia legislativa e o sindicato na ocasião comemorou a aprovação dessa lei considerando o melhor acordo salarial feito em todos os tempos para a categoria, então esse acordo está sendo cumprindo, nós não temos dívida de acordo com os professores , e é nesse sentido que estamos fazendo uma apelo para que os professores voltem , a greve não tem um fundamento, esse discurso que o governo deve 22,22% não é verdade, pois esse aumento de piso é para quem está abaixo do piso salarial e já estamos pagando.
Osvaldo Barreto acredita no enfraquecimento da greve a segundo ele aos poucos os educadores vão entendendo que não tem sentido a continuidade da greve, pois é de interesse do Governo pagar melhor ao professor, mas que neste momento só pede que voltem para a sala de aula.
Raimundo Mascarenhas