Acontece no dia 25 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Itaberaba, uma audiência pública do Movimento Paraguaçu Rio da Bahia. O movimento, liderado pelo prefeito de Nova Redenção Ivan Soares (PT), apoiado por ativistas, ambientalistas e prefeitos de outros municípios da Chapada Diamantina, visa elaborar um Projeto de Lei (PL) para criar uma Superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para cuidar do Rio Paraguaçu, o maior manancial da região.
“Há uns sessenta dias fui procurado por alguns ambientalistas da região para encabeçar um movimento com o objetivo de salvar o Rio Paraguaçu, que precisa de investimentos e de políticas públicas para recuperar do assoreamento, dos quilômetros de matas ciliares e dos esgotos e dejetos que vêm dizimando o rio ao longo desses anos”, informa o prefeito.
Ainda segundo o administrador do município de Nova Redenção, a pesquisa realizada pelo movimento verificou que a Codevasf pode ser criada por meio de um PL, pois em 2008 e 2010 foi criada a Superintendência que hoje cuidar dos Rios Parnaíba e Mearim. “Com essa informação, em contato com o deputado federal Afonso Florence [PT] e com a senadora Lídice da Mata [PSB], sugeri que organizassem um movimento para dele elaboramos o documento que será subsídio para a criação deste Projeto de Lei”, completa Ivan.
O Movimento Paraguaçu Rio da Bahia conta com o apoio do Jornal da Chapada, da Câmara de Vereadores de Itaberaba, da Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (Cooteba), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), do Movimento de Luta pela Terra (MLT), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), além dos Grupos Ambientais e dos prefeitos dos municípios do Vale do Paraguaçu.
Redação do Jornal da Chapada