O Partido dos Trabalhadores de Conceição do Coité, reuniu lideranças políticas local e pré candidatos do partido e de legendas aliadas da região do sisal, para traçar metas e apresentar seu pré candidato a prefeito para o pleito de 7 de outubro. O encontro reuniu também um grande número de pessoas. Segundo os organizadores, passou de mil pessoas, tomando como base a quantidade de cadeiras colocadas na quadra do Educandário Divino Mestre, na noite dessa sexta-feira (18), e que uma quantidade maior de pessoas acompanharam todo o ato de pés.
O encontro serviu também para que os convidados conhecessem em torno de 20 pré candidatos a vereador. Um palco digno de grande evento foi montado com a animação do locutor Valdemí de Assis que vem agradando ao público em parceria com o DJ Adimário Reis, segurou os convidados até o final do evento para ouvir a discurso de Assis, depois de um breve relato do presidente da legenda Kleuber Cedraz. Ele que assumiu recentemente a presidência municipal do PT, a convite do locutor, ficou com a missão de “abençoar” os pré-candidatos.
Com o palco lotado de lideranças políticas, pré-candidatos a prefeito e vereador, representantes sociais, deputados e amigos, o primeiro a se pronunciar foi o prefeito de Serrinha Osni Cardoso, que fez questão de frisar as perdas que Conceição do Coité teve na gestão de Renato Souza e o quanto tem a ganhar com Assis na prefeitura. “Muitas coisas deveriam chegar para Coité que acabaram indo para Serrinha, por falta talvez de interesse do gestor”. Ele citou o SAC como uma das perdas de Coité, conquistado por Serrinha.
Zé Hamilton de Santaluz, pré-candidato do PT no município , falou representando os demais pré-candidatos que estavam no evento, afirmou que a onda vermelha que pegou no Brasil, vai pegar em toda a região sisaleira. “Assis já deu exemplo como funcionário público e será exemplo como prefeito de Conceição do Coité”.
O pré-candidato a prefeito Assis, foi recebido com muita festa quando anunciado para discursar, mas ao iniciar o seu pronunciamento o público se manteve em silêncio, ouvindo atentamente suas propostas. Ele começou lembrando uma frase de Lula quando disse em um comício que aquilo não era um ato público, mas sim “um porre de democracia”. Fez questão de frisar a abertura do partido para as alianças e elogiou o PMDB como partido de respeito no Brasil, cujo mesmo está na vice presidência de Dilma. Lembrou das duas oportunidades que saiu candidato a prefeito a primeira em 2000. Aproveitou para agradecer ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Urbano de Carvalho que na ocasião tinha eleição garantida para vereador e aceitou sair como vice na chapa. E agradeceu também a André Gordiano que teve um papel muito importante quando também encarou na condição de vice em 2008, e juntos conseguiram expressiva votação.
O petista falou do assunto que antes havia sido parte do discurso do presidente do Diretório Municipal do PMDB, Alex Lopes, (Alex da Piatã) cotado para compor a chapa na condição de vice.
“Não se esgota aqui as possibilidade de lideranças, venha que serão todos bem vindos, a gente quer somar. Seria uma perda de tempo falarmos em adversários, pois temos muito o que planejar para essa cidade”, disse Assis.
Assis teve um discurso moderado e sem ataques, apenas disse que era inadmissível a cidade possuir grandes aguadas e neste período de seca não poder ser usada, citando a questão do açude de Itarandi, onde tem água para abastecer não só Coité como toda a região, mas não pode ser utilizada, pois funciona como fossa do esgoto da cidade.
O pré candidato petista falou também que tem como meta não permitir que nenhuma mãe tenha que sair de Coité para dá a luz em outra cidade. “Pretendemos equipar os hospitais para evitar que isto aconteça” disse.
Lamentou os ataques sofridos pelos adversários quando segundo ele, dizem que não se relaciona bem com a própria família, convidou seu irmão Adonias que é vereador por Riachão do Jacuípe, apresentou ao público e contou um breve relato da sua boa relação familiar.
Falou também dos resultados positivos para a classe mais sofrida do país depois que Lula passou a governar e vem tendo a sequência por Dilma “nessa seca não há ninguém pedindo esmola, pois foram construídas políticas públicas que tirou as pessoas da miséria”. Deste partido que sempre lutamos e acreditamos e que até mesmo nossos adversários que sempre estiveram contra, se curvaram e aprovam.
Parafraseando Bob Marley, “A vida é pra quem topa qualquer parada e não pra quem para em qualquer topada”, o deputado estadual Yulo Oiticica, que teve apoio da periferia de Conceição do Coité, disse que o vermelho de Lula está nessa cidade e vai chegar a prefeitura, classificando Assis como o Neymar da política, fazendo alusão ao craque de futebol.
Ele disse que Assis se assemelha ao que contavam sobre Lula, de um político de cara feia, fechado, e que passava medo as pessoas, quando o Brasil deu a oportunidade a Lula ele provou que foi tudo ao contrario do que diziam. Assim vai ser Coité quando seu povo der oportunidade a Assis, ele vai transformar essa cidade e ninguém vai lembrar dos que passaram” falou com convicção Yulo, que na eleição de 2010 recebeu apoio do líder e pré candidato a vereador Xande Revoluttion.
Neusa Cadore, a primeira mulher a ser prefeita pelo PT em uma cidade baiana e atual deputada estadual, falou da alegria em ver Assis se apresentando para fazer em Conceição do Coité uma nova historia. Ela disse que Assis não é tão velho, mas sua luta é antiga e já merece governar Coité.
O possível vice na chapa de Assis, Alex do PMDB, falou rebatendo as contestações dos adversários, que históricamente o PMDB fez oposição ao governo municipal e agora não é diferente, disse que o partido pensa em trabalhar para que nunca mais na história da cidade um hospital feche por quase um ano por descuído de uma gestão.
“Tenho o compromisso de lutar por uma grande unidade, trazermos todos os caladinhos para fazermos uma Conceição do Coité melhor”, finalizou parabenizando Assis pelos seus 20 anos de luta. Antes, Alex foi chamado pelo advogado Hélio Carneiro para pousar para foto ao lado de Assis e os colocando como os prováveis nomes para compor a chapa para a disputa.
Outro fato marcante foi a presença de Cláudio Resedá, irmão do ex- deputado Emério, que esteve presente na linha de frente das cadeiras. Cláudio que já foi vereador e que sempre militou pelo grupo que está no poder declarou que este ano marchará com o PT rumo a vitória.
Saudando todos os companheiros em nome de Assis, o vereador e líder na Câmara Adalberto Gordiano, Betão, disse que esse ano eles serão um trem bala “ninguém vai nos pegar, rumo a vitoria”. E que nunca a população de Coité esteve tão perto de ver uma administração que pense no povo.
Pré candidatos a prefeito e vereador e lideranças políticas de Retirolândia, Valente, Santaluz, São Domingos, Serrinha e Lamarão. Deputados citados acima e Maria Del Carmen que chegou no decorrer do evento, vice presidente do PT na Bahia Aldenira da Conceição Soares Sena, presidente da FETAG Cláudio Bastos, entre outros “companheiros” foram prestigiar o pré lançamento dos candidatos a prefeito e vereador por Conceição do Coité.
Por: Raiane Lopes e Raimundo Mascarenhas