O Democratas (DEM) lançou na noite de domingo (28), a pré-candidatura do produtor rural e empresário Edemilton Santos Rios, conhecido por Dida, a prefeito do município de Várzea da Roça, situado no Território do Jacuípe. O evento, que contou com a presença do deputado estadual Tom Araújo, o mais votado da legenda em 2010, foi realizado na sede da Câmara de Vereadores e estiveram presentes representantes PDT, PP, PV, PT e PSDB, partido que tem a maior bancada na Câmara, formada pelos vereadores Gessival Santana Oliveira, Anadilson da Cruz Pacheco, Florisvaldo Oliveira Alves e Evandro Guedes de Oliveira, além de militantes partidários e simpatizantes da legenda.
Como nos demais municípios do território do Jacuípe, em Várzea da Roça a oposição trabalha para lançar candidatura única à prefeitura. Os representantes partidários e vereadores foram unânimes em afirmar a necessidade de mudança na direção do município e disseram que os poucos investimentos que estão sendo realizados no município são de convênios e recursos federais.
Segundo a presidente do partido no município, Adélia Rios Maia Souza, há um sentimento, na cidade, por mudança, mas que é preciso atitude e união das lideranças para que essa mudança aconteça. Ela disse ao CN que Dida representa não só a oposição, mas o sentimento da população de Várzea da Roça por mudança e acredita que ele poderá ser o candidato da união em beneficio do povo.
Dona Adélia, como é chamada a presidente do Democrata, falou que o ambiente é “favorável” a Dida e comemorou a presença de 05 partidos no evento e garantiu estar aberta ao dialogo e formar uma grande coligação na majoritária e proporcional que deverá ser homologada na convenção de junho.
O deputado Tom Araújo, também é favorável ao diálogo e citou o exemplo do PT que só conseguiu vencer a eleição com Lula em 2002 depois que coligou com diversos partidos e colocou um empresário com vice, que foi José de Alencar. O parlamentar falou ainda que o momento que está vivendo Várzea da Roça é impar, pois os partidos estão discutindo o destino do município, em especial aquelas pessoas que estão com vontade de fazer por aqueles que mais precisam.
Enquanto falava, pessoas na platéia se manifestavam a favor do Democrata citando o exemplo da cidade de Feira de Santana, onde o ex-prefeito José Ronaldo é tido com preferido da maioria dos eleitores, segundo comenta-se nos meios políticos. Para Tom Araújo, Dida é um patrimônio de Várzea da Roça e colocar seu nome para apreciação popular, porém sem união não se consegue a vitória e se faz necessário discutir bastante para chegar um candidato que reúna toda a oposição e disse o parlamentar que está torcendo que este nome seja o de Dida.
Aos 60 anos, Dida já foi vice-prefeito ao lado do então prefeito Wilson Mascarenhas no mandato de 1989/92, tendo assumido a gestão por duas vezes. Ele disse ao CN que está dialogando com diversos partidos e acredita numa aliança ampla com todos que querem o melhor para Várzea da Roça e lembrou que sempre faz política no grupo liderado pelo ex-prefeito Wilson Mascarenhas.
O pré-candidato Democrata arrancou aplauso da platéia quando disse que o município está necessitando de um prefeito à altura para resolver os problemas do povo, pois está carente de saúde, onde as pessoas têm que sair para outros municípios, emprego, pois as obras realizadas são todas executadas por empresa de fora, que trazem seus funcionários, enquanto os moradores de Várzea da Roça imploram por uma vaga de trabalho e concluiu falando da falta de importância por parte da Prefeitura pelo esporte. “Chegou à hora e decidir ser pré-candidato a prefeito e fazer o povo de Várzea da Roça mais feliz. Se eu for o escolhido, estou pronto”, falou o Democrata e aproveitou a presença de todos os pré-candidatos a prefeitos pelos partidos de oposição que desarmem o espírito e que estava aberto ao dialogo e formar uma forte conjuntura.
A pré-candidata a prefeita pelo PT, Joilma Rios disse que sua presença no evento é em função do partido a que pertence, ser democrático e diante do posicionamento do DEM em relação às governos de Dilma, a nível federal e Wagner, na Bahia, dificulta a formação de uma aliança, porém tudo vai depender do comportamento em relação com as políticas públicas. “Acredito que o bem de Várzea da Roça está acima de todos os interesses”, falou a mobilizadora social, enquanto lembrava que o PT também está aberto ao diálogo.
O pré-candidato a prefeito pelo PP, Josenaldo Rios, também foi ao lançamento do nome de Dida e disse que sua candidatura é um desejo dos progressistas, mas que a exemplo do PT, também deseja conversar e chegar a um consenso formando uma grande frente de oposição.
Para o ex-prefeito Wilson Mascarenhas (PDT), o melhor para o povo, que vem sofrendo bastante com a gestão municipal, é a união das oposições a indicação de um candidato que empolgue o povo, pois existe uma insatisfação popular com o atual prefeito Louri (PMDB). Segundo Wilson, Dida tem o apoio do PDT, inclusive o aval do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo. “Desejo que seja Dida, porém estou aberto para apoiar qualquer um que for escolhido para se o candidato da oposição”, falou Mascarenhas.
Com o lançamento do nome de Dida, contabiliza quatro pré-candidaturas e duas delas foram lançadas em eventos realizadas na sede da Câmara. No dia 28 de abril o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançou a pré-candidatura de Helber Pacheco Rios, quando celebraram os 90 anos do partido no Brasil e no inicio do mês de maio, o PT, ao comemorar seus 32 anos de fundação, lançou o nome da mobilizadora social e ex-secretária de educação, Joilma Rios como pré-candidata a prefeita pela legenda.
O deputado Tom Araújo após o lançamento da pré-candidatura a prefeito pelo DEM se reuniu com os vereadores Anadilson da Cruz Pacheco, Florisvaldo Oliveira Alves, Evandro Guedes de Oliveira e as lideranças políticas, sendo que algumas delas pousaram para serem fotografadas pelo CN, onde conversaram sobre os problemas do município, em especial a situação da seca, a maior já enfrentada pelos moradores de Várzea da Roça desde que foi emancipada de Mairi. O parlamentar ouviu dos seus correligionários o desejo de forma uma chapa única da oposição.
Tom disse ao CN que estará com o candidato a prefeito escolhido pelos seus correligionários e vai está na campanha, porém não escondeu o desejo que o indicado pelo DEM e voltou a colocar a disposição ao dialogo, pois reconhece a importância de Várzea da Roça para o território do Jacuípe e a necessidade de ter um prefeito que cuide da vida das pessoas.
Por: Valdemí de Assis / fotos Adimário Reis