Diante do quadro de seca extrema que atinge a Bahia, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para minimizar os efeitos da estiagem. Além das medidas emergenciais já adotadas, como a contratação de carros-pipa e distribuição de cestas básicas, mais um passo decisivo tem sido dado para combater à seca que afeta milhares de baianos que vivem na zona rural.
Através da intervenção do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e do diretor da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia -, Bento Ribeiro Filho, o deputado estadual e líder do PSD na Assembleia Legislativa, Gildásio Penedo, comemorou mais um passo decisivo com o anúncio de ampliação do Projeto Mandacaru.
De acordo com o parlamentar, o projeto consiste em um sistema de adução de água que levará, para diversas localidades na região de Mandacaru, em Tucano, sua terra natal, água potável de qualidade. No entanto, a partir de agora, o projeto será extensivo ao povoado de Monte Cruzeiro, na cidade de Quijingue, beneficiando cerca de 1200 pessoas. “Monte Cruzeiro fica há 3 km de Mandacaru. Esta foi a forma mais racional e econômica de levar água para esta comunidade carente. Ficamos felizes em poder realizar mais este sonho e levar água de qualidade para mais este povoado”, afirmou Penedo.
O deputado também comemorou o início do processo licitatório do Projeto Executivo, previsto para o próximo mês de junho. Com custo estimado em R$ 700 mil, aproximadamente, o processo de contratação do Projeto Executivo será iniciado pelo Governo do Estado, através de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Cerb.
Gildásio Penedo vem lutando para que a obra total seja licitada ainda este ano, com valor estimado em R$ 9 milhões, conforme informou o gerente de projetos da Cerb, Andrevan Mercês. “Esta obra terá cerca de 180 km de adutora levando água de excelente qualidade para todas as casas”, acrescentou o líder do PSD na Assembleia.
Fonte: Assessoria de Comunicação