A Praça do Saber, como será denominado o conjunto de prédios e equipamentos públicos que estão sendo construídos é composto de uma biblioteca pública, casa dos idosos, secretaria de educação, creche, quadra poliesportiva, quatro kiosques, jardins modernos, espelho d’água e área para estacionamento.Os idosos serão beneficiados com uma casa que será dirigida pelo grupo da terceira idade, com as crianças que serão atendidas com biblioteca, creche e a presença bem perto da equipe da secretaria de educação num trabalho de formar o cidadão.
As obras tiveram inicio dentro da área do antigo estádio de futebol no inicio deste ano e durante todo o dia de terça-feira (29/05), as máquinas da Prefeitura derrubaram as paredes laterais, fato que chamou atenção de quem passava pelo local. As pessoas puderam observar a quantidade de obras construídas de forma simultânea, obras essas que muita gente não sabia que existiam por estarem dentro do muro a exemplo do aposentado João Pedro Oliveira Souza, residente no Loteamento Brasil, disse ao CN que todos os dias passa pela rua lateral do estádio, sentido centro da cidade e não imaginava que todos aqueles prédios estivessem sendo construídos.
O responsável pela empresa JNS, Jailton Moura, disse ao CN que antes de iniciar as obras recebeu a recomendação do prefeito de que as pessoas que iriam trabalhar deveriam ser todas de Santaluz. A mesma informação foi repassada ao CN por José Naldo Silva, encarregado da LF.Naldo contou também que todos os dias, pelo menos duas vezes, o prefeito passa no canteiro das obras e cobra agilidade e garantiu que dentro de trinta dias entrega a quadra e a casa do idoso, porém a creche só será concluída no mês de agosto, por tratar da maior área construída do complexo e em sua opinião, está bem avançada, levando em consideração que foi iniciada em janeiro.
A creche tem a finalidade de assistir as crianças até os seis anos de idade, combatendo a miséria e a desigualdade entre pobres e ricos, dando mesmas oportunidades de crescimento e está sendo construída de acordo aos critérios estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para se conseguir a unidade de educação infantil. Esta obra é conveniada entre o Ministério da Educação e Prefeitura.
O prefeito comemora mesmo antes de concluída as obras, o número de empregos gerados pelas três empresas vencedora das licitações e que estão trabalhando na área. A empresa JNS engenharia, responsável pela construção da biblioteca e da sede da secretária de educação, cujo investimento chega a R$ 980 mil, contratou 40 operários, a LF, que está trabalhando na construção da creche, casa dos idosos e a quadra poliesportiva, trabalha com 32 operários e a construtora responsável pelo calçamento das ruas que margeiam a praça e irão construir os estacionamentos, mais 20 pessoas.
O prefeito Joselito Carneiro de Araújo Júnior (PSD) está acompanhando pessoalmente e diariamente o complexo de obras.“Tínhamos o desejo de construir uma praça que pudesse atender aos moradores dos bairros São Pedro, Castro Alves, JK, Jardim Luzense e Loteamento Brasil e conseguimos, com muita economia e responsabilidade com o dinheiro público realizar este investimento que se aproxima aos R$ 2 milhões e vai beneficiar toda comunidade, em especial a uma área da cidade onde moram 30% da população urbana”, falou Júnior do Max, como é conhecido o prefeito.
Na segunda-feira (04), será iniciada a construção dos jardins e segundo o responsável pelo trabalho, Cláudio Silva, “Cochinha”, estarão trabalhando mais 12 pessoas e ele garantiu entregar todo jardinamento em 40 dias. “Por determinação de Júnior, vamos fazer uma força tarefa e vê se possamos dar de presente a cidade esta praça no dia do aniversário de Santaluz”, falou Cochinha.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas