O vereador Reginaldo Mota Barreto, conhecido por Rege Mota, presidente da comissão provisória do Partido Republicano Brasileiro,(PRB) confirmou ao CN a decisão anunciada na sessão da Câmara de Vereadores na quarta-feira (23), quando tornou público seu apoio e dos membros do PRB ao pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, Ismael Ferreira. Rege Mota, como é conhecido o parlamentar, disse que há trinta dias realizou uma reunião em sua chácara com as lideranças políticas da sede e zona rural que formam sua base, além de familiares, onde discutiram seu rumo político de forma bem democrática e todos tiveram oportunidade de opinarem e no final a maioria tendenciou para o candidato petista.
“Ouvir cada um deles (os líderes), percebi a tendência e, a exemplo de mim, eles também demonstraram insatisfação com o prefeito Ubaldino Amaral, daí tomei está decisão anunciada na sessão de quarta-feira” falou Rege Mota. Ele disse também que o projeto de Ismael Ferreira era muito alinhado com o dele e que deseja vê um município com as contas abertas, crescendo social, cultural e principalmente estruturalmente e que existia um grande déficit em saneamento básico, geração de Emprego e Renda e que desejaria mudar está realidade.
O parlamentar falou que sua insatisfação com a gestão municipal vem a mais de um ano, quando numa sessão da câmara jogou cópias das indicações no vaso de lixo numa simulação ao comportamento do prefeito com o seu mandato de vereador, onde não era atendido e nem recebia resposta dos documentos enviados. “Tanto que reivindicamos a rede de esgoto do Povoado de Queimadas do Curral e a obra não foi realizada. Pedimos até cansar o calçamento do Povoado de Itareru e só depois de muito sacrifício a obra foi realizada”, desabafou.
Rege garantiu que não votará contra os projetos do executivo, desde que seja para o bem do município, conforme compromisso assumido na convenção de 2008 e manterá está postura até 31 dezembro, quando encerra seu mandato. De acordo com o parlamentar, agiu como determina a democracia e cada um deve votar naquele que entender ser melhor e pediu durante seu pronunciamento aos presidentes e membros do PMDB e PR, partidos com dois vereadores com mandato, que permitisse os registros dos colegas para disputarem a reeleição, mesmo que a posição da legenda no momento da coligação não sejam a deles.
O vereador antes de tornar público sua decisão manteve contato com a direção estadual do PRB, explicou os motivos de mudar a base municipal e recebeu a confirmação que autorizou a coligação com o PT, partida aliado da base do governo.
Outro fato que revoltou Rege Mota foram os comentários de pessoas ligadas ao prefeito Ubaldino Amaral a respeito de um caminhão-pipa que vem sendo custeado com recursos próprios e andaram dizendo que a Prefeitura era que bancava. “O prefeito mandou pelo presidente da Câmara duas ordens para abastecimento e nosso mandato negou. Negamos não por soberba e sim como forma de garantir independência”, afirmou.
O vereador Rege Mota chegou a ser cogitado para candidato a prefeito após a eleição de 2010, quando o deputado estadual Tom Araújo (DEM), que foi apoiado por um grupo de pessoas, dentre elas, Rege Mota, recebeu a maior votação no município, obtendo 2.098 votos, contra 1.880 de Mário Júnior (PP), apoiado pelo prefeito Ubaldino Amaral e João José de Oliveira, “Nenezinho” e 1.647 votos de Luiza Costa Maia (PT), apoiada por Ismael Ferreira. “Percebendo a tendência dos líderes políticos Gelson Carneiro e Eduardo Cedraz, resolvemos também seguir este caminho”, concluiu.
Após a sessão, simpatizantes da candidatura do petista comemoraram o anuncio de Rege e saíram em carreata pelas ruas da cidade. Ismael Ferreira, que foi pessoalmente a sessão comentou a adesão de Rege e disse que esta muito feliz e que sua presença ia ajudar bastante na campanha para conseguir a vitória e mais ainda na gestão quando todos vão participar do processo de transformação do município.
Além de Rege Mota, nos últimos dois meses também aderiram a pré-campanha do PT o ex-prefeito e médico Gelson Carneiro da Cunha (PSL), o vice-prefeito Eduardo Cedraz (PSD), o ex-vereador Ivanilton Araújo (PSD) e Silvio Roberto Betinho Habib, ex-secretário de Infra-Estrutura. A base de apoio a campanha de Ismael, cuja convenção acontecerá no dia 17 de junho, conta, segundo a assessoria do petista, com 10 partidos, 03 ex-prefeitos, 03 ex-secretários municipais, 03 ex-presidentes da Câmara de Vereadores, 05 ex-vereadores e 05 vereadores, formando a bancada da maioria.
Por: Valdemí de Assis / foto: Sisalnews