O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) homologou na tarde de sábado,30, a candidatura do líder sindical Noé Silvestre Carneiro, para prefeito e Milton Cardoso, do PRP, a vice-prefeito. O evento aconteceu no Clube Itatiaia e reuniu os coligados, Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Trabalhista Nacional (PTN) e Partido dos Trabalhadoes (PT).
Criado há dez anos, o PCdoB de Retirolândia é considerado o mais organizado do território do sisal e o único que tem diretório formado no município e suas decisões foram tomados em assembleia com seus filiados. Na convenção, além dos nomes do prefeito e vice, foram homologados cinco nomes para candidatos a vereador pelo PT, dois pelo PRP, um PRB e sete pelo PCdoB.
Noé Carneiro agradeceu aos presidentes dos partidos que se coligaram por acreditar nas propostas do PCdoB a sua esposa e seus filhos por compreender a distância da família para atender os anseios de muitas outras famílias. “Assumo com todos vocês o compromisso, seguindo o exemplo de Lula, Dilma e Wagner, de trabalhar na defesa dos mais humildes e garantir que não falte o alimento na mesa de nenhum irmão retirolandense”, falou o comunista enquanto recebia aplausos dos presentes.
Noé do Sindicato, como é conhecido, destacou a presença do PT na coligação, pois historicamente, desde a fundação dos Partidos dos Trabalhadores, em todas as campanhas, o PCdoB tem sido aliado e responsável pelos projetos sociais que retirou milhões de pessoas da miséria e lamentou a ação do prefeito em tentar esconder os benefícios do governo federal no município. Citou o exemplo da retroescavadeira adquirida através do PAC 2. “Quando a máquina chegou aqui no município, o primeiro gesto do prefeito foi arrancar o adesivo do governo federal e hoje, as vésperas das eleições, querem tirar proveito dizendo serem amigos de Dilma e Wagner”, externou Noé.
Sobre o plano de governo que será apresentado a sociedade, Noé garantiu que o mesmo está sendo elaborado juntamente com os partidos aliados, pois são formados por pessoas capazes de contribui com a campanha e com a futura administração, não sendo necessário trazer pessoas para ocupar as vagas dos filhos da terra. Ele disse também que tem recebido ligações de empresas interessadas em investir na campanha em troca de compromissos futuros e vem agradecendo, pois quer trabalhar com o comercio e pessoas da comunidade gerando emprego e renda para a população, pois, segundo o censo do IBGE, diminuiu nos últimos 12 anos e culpou a administração por esta evasão.
Ao finalizar seu pronunciamento, Noé falou da sua luta junto aos movimentos sociais, igrejas e com eles vai governar o município, principalmente buscando planejar formas de retirar os jovens das drogas, um problema que assola o município. “Termino pedindo a todos que façamos uma campanha de paz na campanha e prometo me doar o máximo para cumprir o que diz o nome da coligação: É a vez do povo, Retirolândia de Todos”.
O vice-prefeito e candidato a reeleição para a mesma função, Milton Cardoso, destacou a importância de Terezinha Santos, presidente da comissão provisória do PT neste processo. Ele falou que se envergonha em vê as pessoas que nunca votaram nos candidatos do PT, historicamente foram contra e hoje querem o apoio do PT. A líder comunitária, não esteve no mesmo palanque com Noé Carneiro em 2008, mas entendeu que o partido deve realmente acompanhar sua história de parceria com os comunistas, além de acreditar na vitória de Noé e sabe de sua capacidade de luta na defesa dos trabalhadores rurais e urbanos. A petista confirmou a pressão que vinha sofrendo e as dificuldades para administrar esta situação nas últimas semanas, mas superou toda situação e o partido irá apoiar o comunista na eleição para prefeito.
João Francisco da Silva Neto, presidente do PRB, também esteve no palanque contrário a Noé em 2008 e explicou por que, porém ficou decepcionado em quem votou e está depositando sua esperança em Noé em trabalhar pelo desenvolvimento de Retirolândia.
Na opinião do presidente do PTN, Juracy Cardoso, a convenção foi coberta de êxito e considerou a chapa formada por Noé Carneiro e Milton Cardoso com amplas condições de fazer as mudanças que Retirolândia espera. Cardoso também fez referencia a presença do PT na coligação, superando as pressões sofridas nos últimos dias pelos líderes da oposição para que ficasse no palanque do PMDB.
Outro ponto que chamou atenção do trabalhista foi o compromisso assumido por Noé em aproveitar os filhos e moradores da cidade na equipe de governo, pois pessoas de foram estão ocupando os lugares das pessoas que moram em Retirolândia e isto causou um mal estar provocado pela gestão atual.
Visitantes
O PT regional foi representado pelo suplente de deputado Urbano de Carvalho, que testemunhou a luta do líder sindical pelo crédito para os pequenos agricultores, implantação dos projetos sociais no município que melhoraram a vida de pessoas. Segundo Carvalho, é necessário implantar no município um projeto alinhado com o governo do estado e federal, fazendo o que Lula fez no Brasil, ou seja, uma política para todos.
O presidente da FETAG, Cláudio Bastos, considerou Noé o melhorar para conduzir o projeto de desenvolvimento do município, pois, mesmo sem mandato, tem buscado os programas e ações de governo que melhoraram a vida do povo.
“Cito o exemplo da luta de Noé, sua preocupação com a seca e a busca incessante para encontrar meios de diminuam o sofrimento do povo”, falou Bastos.
O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB), colocou seu mandato a disposição do município e sobre o que disse Cláudio Bastos, já viu Noé chorar por causa da seca. O parlamentar também pediu empenho da militância para votar e ajudar na eleição de uma grande bancada de vereadores, para facilitar o governo de Noé e Milton.
Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, falou da satisfação em ter Noé como integrante do partido e diante das pessoas que estão na disputa eleitoral, ele é diferente dos outros dois, pois o que está, o povo está vendo como é, e outro representa o atraso e perseguição.“Noé. gosta de gente e nós vamos fazer uma campanha conversando com cada um olhando no olho e falando daquilo que Retirolândia necessita”, orientou o presidente da legenda.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Adimário Reis