O Partido Social Democrático (PSD) e mais quatro partidos aliados, o PMDB, PTN, DEM e PRB, realizaram na tarde de sexta-feira (22), no auditório da Secretária de Ação Social, as convenções partidárias que homologou as candidaturas majoritárias dos empresários Wellington Cavalcante de Góis para prefeito e Jardel Alves da Silva, vice. A coligação intitulada “Juventude, Ação e Credibilidade”, também será integrada por 16 candidatos a vereador, sendo oito pelo PSD, três PMDB, três PRB, um PTN e um pelo DEM.
Uma multidão lotou as dependências do auditório e outra quantidade de pessoas ficou na área externa onde ouviram os pronunciamentos dos presidentes dos partidos, os deputados Gildásio Penedo e José Nunes Soares, membros do PSD baiano, além do prefeito Joaquim Manoel dos Santos e os integrantes da chapa majoritária. O presidente do PSD local, Valdomiro Cavalcante considerou o evento uma verdadeira festa da democracia.
“Dr. Joaquim”, como é chamado o prefeito, falou em seu pronunciamento que tinha consciência do dever cumprido e dos trabalhos realizados neste terceiro mandato. Ele admitiu que neste mandato realizou mais que os outros dois que esteve à frente da Prefeitura, porém faltou investimento na mídia para divulgação das suas realizações.
O prefeito destacou os investimentos com recursos próprios em calçamento, lembrou a recuperação de 310 km de estradas vicinais e deixou claro que não iria se envolver na próxima gestão, pois estava indicando um empresário que já mostrou sua capacidade de administração e o exemplo foi o crescimento dos seus negócios no ramo de supermercado. “Indico Wellington Cavalcante, mais conhecido por Nininho Góis, para meu sucessor, pois tem a unanimidade dentro do nosso grupo e não tem um só inimigo, seja pessoal ou político”, falou Dr. Joaquim.
Numa demonstração de união, os 16 candidatos a vereador foi apresentado aos convencionais e em seguida pousaram para uma foto, tendo a frente Nininho Góis e Jardel Silva. Dos candidatos a vereador, quatro deles, Clovis Cavalcante da Silva (PSD), Washington Cavalcante de Góis (PRB), Edvando dos Santos Moura (PSD) e Espedito Sousa de Santana (PSD), vão disputar a reeleição.
O candidato a prefeito Nininho Góis arrancou aplauso ao falar que acredita na vitória das urnas e quer trabalhar pelo cidadão, principalmente na luta pela geração de emprego e apoio a agricultura familiar. O social democrata, além de empresário, é funcionário público atuando na EBDA e durante seu pronunciamento falou com conhecimento de causa da luta para garantir uma qualidade de vida melhor aos moradores da zona rural e demonstrou muita preocupação com os jovens.
O candidato a vice-prefeito, Jardel Silva destacou o esforço que será feito na gestão, caso seja eleito, para manter as pessoas de Quijingue no município e citou seu exemplo que teve que sair para São Paulo onde montou um negócio, porém o desejo de se estabelecer no município fez com que investisse na comunidade e por gostar muito da “terra” e querer ajudar no seu desenvolvimento, aceitou o convite do PRB para fazer parte da chapa encabeçada pelo PSD.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gildásio Penedo, agradeceu o apoio que vem recebendo durante seus quatro mandatos e externou sua gratidão ao afirmar que os municípios de Tucano e Quijingue são os principais pilares nas eleições. Ele destacou a importância do prefeito Joaquim Manoel no desenvolvimento do município e o credenciou como responsável pela realização das principais obras, principalmente nos quesitos de eletrificação rural, onde foram recentemente beneficiadas 30 comunidades e implantação de sistemas de abastecimento d’água.
“Tudo que tem em Quijingue deve-se a este grupo e tenho orgulho em dizer que faço parte desta história vitoriosa”, falou Penedo. O parlamentar foi ao evento acompanhado do seu pai, o atual vice-prefeito de Tucano, Gildásio Penedo.
Para o deputado federal José Nunes Soares, a convenção foi uma demonstração de força do grupo liderado pelo médico Joaquim Manoel. O parlamentar testemunhou o esforço do prefeito para canalizar obras para o município e constantemente tem viajado a Brasília onde visita os diversos Ministérios.
Zé Nunes disse que Joaquim é um professor na política e garantiu que estará sempre presente no município quando for convocado. Sobre os candidatos cujos nomes foram homologados, ele disse que conhecia Nininho Góis há muito tempo e sabia da sua experiência quanto administrador.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Adimário Reis