O agricultor José Ademir Almeida Reis, 35 anos, residente na Fazenda Sítio, á 7 km da cidade de Conceição do Coité, morreu nas primeiras horas desta segunda-feira (16), depois de dar entrada no pronto-socorro do Hospital Geral, em Salvador. Mi, como é conhecido, foi vitima de um acidente de moto por volta das 16h30 de domingo,(15) na estrada vicinal que liga a Comunidade do Sítio ao centro de Coité, na altura da Fazenda Correia.
Mi estava na companhia do cunhado Pedro Sampaio Santos, 29 anos, no Povoado da Pinda, quando resolveram seguir para o local onde moram e, segundo Pedro que estava de carona, Mi andava em alta velocidade a ponto de gritar pedindo que diminuisse a velocidade, porém ele não obedecia. Pedro contou ao CN que a estrada que eles seguiram era estreita, muita areia e tinha um quebra-molas improvisado pelos moradores que funciona como “levada” para as enxurradas e uma forma de diminuir a velocidade dos motoqueiros e motoristas que trafegam pelo local, por tratar de uma estrada movimentada e que liga diversas comunidades rurais bastante habitadas por agricultores familiares.
Mi, que pilotava a moto Tuday vermelha, sem placa, quando saltou o quebra-molas, após o salto Pedro caiu, enquanto o condutor sobre o veículo desgovernado, colidiu contra um poste de iluminação pública, provocando graves lesões no motociclista.
A dona de casa Mirailda Alves Ferreira dos Santos, disse que era bastante amiga de Mí e gritou ao vê passar em frente a sua casa em alta velocidade e em questão de segundos ouviu o barulho e ao olhar viu os dois caídos ao chão. “Foi um momento de agonia, pois pensei que os dois tinham morrido e corri para lá. Pedro levantou e Mi estava desacordado”, contou a dona de casa, enquanto olhava o poste e lembrava o acidente, que segundo ela, irá demorar de esquecer, pois o agricultor era uma pessoa bem querida na região.
A Brigada Voluntária Anjos da Vida, foi chamada e prestaram os primeiros socorros, levando a vítima em seguida para o pronto-socorro do Hospital Regional, onde foi atendido e transferido para Salvador.
Um levantamento do Ministério da Saúde contabilizou 65 mil mortes em acidentes de motos nos últimos dez anos, a partir de 2001, o equivalente ao total de vítimas na Guerra do Vietnã. O número representa um crescimento de 1.298% desde o ano de 1996 e este aumento está ligado ao grande avanço nas vendas de motocicletas, cuja frota cresceu quatro vezes entre 2000 e 2010.
José Ademir era casado, pai de três filhos menores. O corpo será velado na residência da família na Fazenda Sítio e na manhã de terça-feira será sepultado.