O municipio de Valente juntamente com Araci será contemplado com a construção de um novo matadouro e virá com toda infrestrutura dentro do padrão exigido pelos ministérios da Agricultura e Saúde.Este mesmo que aparece na foto sendo demolido foi interditado em 2007 por determinação do Ministério Público, visando proporcionar aos consumidores uma carne de qualidade e ao mesmo tempo combater o mercado clandestino. Essa ação interrompeu as atividades do abate de gado em diversos municípios baianos, e o último fechamento ocorreu no mês de junho em Conceição do Coité, onde por decisão do Ministério Público, foram paralisados definitivamente os serviços realizados no matadouro.
Uma das promessas de Governo, do prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (PP), foi a construção de um novo abatedouro para atender às normas impostas pelos órgãos competentes e também com o desejo de melhorar a qualidade de vida bem como a oferta de emprego e renda para os valentenses. Valente foi um dos poucos municípios que partiu em busca da aprovação do projeto para o novo empreendimento e, quando ocorreu a decisão para o fechamento, que há décadas funcionava de forma precária, descumprindo as normas da Vigilância Sanitária, o prefeito já apresentava o projeto, para aprovação do Governo do Estado.
Aprovado o projeto a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB, efetuou a licitação para selecionar a empresa para a construção dos abatedouros de Valente, Araci e Itaberaba, municípios que compõem o 1º lote de 3, a requerem o citado empreendimento. A licitação aconteceu no último dia 13 de junho, e registou, como vencedora, a empresa tecnologias Serviços LTDA, para realizar os serviços com valor global de R$ 4.204.655,55 (quatro milhões, duzentos e quatro mil seiscentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e cinco centavos), com prazo de execução de 200 dias, nos três municípios supracitados.
O projeto é fruto da parceria entre Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia – SEAGRI, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Prefeituras Municipais e Ministérios da Agricultura – MAPA e do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Também na região sisaleira, porém no território de identidade Bacia do Jacuípe, está praticamente pronto o matadouro regional de Riachão do Jacuípe e será o primeiro da região a ser inaugurado.Com a interdição de matadouros na região sisaleira o abate vem ocorrendo na cidade de Serrinha, que foi o primeiro não público do Nordeste baiano e que vem atendendo a demanda de dezenas de municípios, inclusive Conceição do Coité, que agora vem recebendo carne transportada em caminhão refrigerado e entregue direto nos pontos comerciais que também já se adequaram as exigências desde o primeiro momento da interdição do açougue. Na ocasião o prefeito Vertinho fez adequação e contou com a colaboração dos comerciantes que investiram em equipamentos, ficando restando apenas melhorias na qualidade no abate e no transporte.
Por: Raimundo Mascarenhas