O capitão da Polícia Militar e comandante da 4ª Companhia com sede em Conceição do Coité, Joilson Lessa da Costa,voltou a sua cidade natal no último sábado,28, para receber uma das maiores honrarias entregue pela Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, município do território Portal do Sertão, micro região de Feira de Santana.
A Medalha 28 de Julho é uma honraria da Câmara destinada a homenagear personalidades escolhidas pelas esferas executiva e legislativa, por darem a sua contribuição sócio-cultural para a história de São Gonçalo. O nome do título faz alusão à data de emancipação política do município, que este ano completou 128 anos.
O presidente da Câmara, Gonçalo Raimundo Alves de Oliveira, destacou a contribuição do Capitão Joilson Lessa quando ainda era professor naquele município, relembrando o rapaz de família humilde, o qual usou os estudos para galgar novos desafios na vida. Fez questão de dividir com todos os presentes a alegria de ter um conterrâneo se destacando na Polícia Militar da Bahia, ora prestando serviço na região sisaleira.
“Foi uma emoção muito grande retornar à minha cidade natal para receber tamanha honraria. Estar perto de tantos amigos, ex-professores e ex-alunos, foi realmente gratificante e, um orgulho para minha família.” falou emocionado Joilson Lessa
O capitão Joilson Lessa chegou em Conceição do Coité em janeiro de 2003, passando a comandar a 4ª Cia PM/16º BPM em abril do mesmo ano. Desde então é residente no município criando fortes laços com a comunidade local.
São Gonçalo/História – Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos. O Município foi criado com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28 de julho de 1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943, retomou a denominação atual.
A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25 de junho de 1895. Com uma população de 30.401 habitantes (dados IBGE/2008), o município de São Gonçalo dos Campos tem como principais fontes de renda a pecuária, a plantação de fumo, a agricultura e a avicultura, tornando-se um novo pólo regional com as instalações da Perdigão S/A e da Gujão Alimentos.
São Gonçalo também é considerada ‘Cidade Jardim’, pois antigamente enfermos de tuberculose procuravam o município pelo fato de seu clima ser considerado propício ao tratamento. Com vegetação e ambiente bucólicos, a cidade é banhada pelo Rio Jacuípe. Possui como principais pontos turísticos a Igreja com mais de 300 anos, a Fonte da Gameleira, a fábrica de charutos cubanos artesanais Menendez Amerino, os belos jardins e a festa do padroeiro, realizada anualmente no mês de janeiro. Compõe, ainda, a Região Metropolitana de Feira de Santana, maior cidade do interior da Bahia.
Da redação * informações ASCOM Câmara Municipal