Está sendo construída na Rua Custódio Amambahy, em Nordestina, município localizado no território do sisal, a primeira academia da Saúde, cujas obras estão em ritmo acelerado e a previsão é que sejam concluídas até o final de dezembro. O empreendimento será uma ferramenta importante no acesso da população às atividades físicas e foi o programa intitulado “Academia da Saúde”, criado pelo governo federal através da Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
O Município foi contemplado com um equipamento da modalidade ampliada, que é a mais completa disponibilizada pelo programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Com investimento de R$ 178.199,68, a Academia da Saúde que está sendo construída em uma área, segundo o mestre da obra, José Fernandes de Araújo, de 1.357,11m² pertencente à prefeitura.
O projeto inclui um espaço interno, com salas para palestras e orientações, sala de vigência e sanitários e também espaços exteriores, com a área de equipamentos para realização de atividades físicas e um espaço multiuso. “Com a implantação da Academia da Saúde, será possível desenvolver as atividades físicas, atividades de segurança alimentar, nutricional práticas e artísticas, a exemplo de teatro, música, pintura e artesanato e o desenvolvimento de diversas outras atividades de lazer”, festejava a professora aposentada Maria Santos Lima ao entrar com a equipe do CN.
O projeto contará também com espaço multiuso, destinado diversas atividades físicas com barras fixas, de flexão, pranchas para exercícios abdominais e área de vivência, proporcionando mais lazer e qualidade de vida, para a população. Também estão sendo realizados serviços de infraestrutura nas laterais da construção da academia e no local já foi construído uma quadra poliesportiva
A Bahia teve 164 projetos aprovados pelo Ministério da Saúde para implantação de Academias de Saúde e foram distribuídos entre 151 municípios.
Por: Valdemí de Assis * fotos: Raimundo Mascarenhas