A tradicional Corrida do Fogo simbólico da pátria ocorrido na sexta e sábado (31 e 1º) na sua 43ª edição foi uma das menores em participação de atletas e municípios. O fogo simbólico que sempre percorreu aproximadamente 300 km em dois dias, este ano foi reduzido pela metade. Uma equipe da cidade de Serrinha liderada pelo professor Luiz conhecido por Luiz da Bicicleta que costuma seguir um roteiro com saída de Serrinha e passando por Barrocas, Teofilândia, Araci, Tucano, Euclides da Cunha, Monte Santo, Cansanção, Nordestina, Queimadas, Santaluz, Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Barrocas, e encerramento na cidade serrinhense onde foi criado o fogo a mais de quatro décadas.
Este ano segundo Luiz a quantidade de participante foi muito baixa e ele atribui ao momento de tensão eleitoral vivido nos municípios, citando inclusive Valente que nunca ficou de fora e a cidade de Retirolândia. Segundo o coordenador, a equipe foi de carro para Cansanção na sexta-feira, os atletas daquela cidade conduziram a tocha até Nordestina, cerca de 30 km e os atletas de Nordestina conduziram até Queimadas (42 km) onde aconteceu a pernoite. Na manhã de sábado, os atletas queimadenses levaram a tocha até Santaluz (40 km). Com a não participação de Valente, atletas da coordenação e Queimadas chegaram até Coité onde depois de passar pelas tarefas de praxe em frente ao centro cultural, foi acessa a pira olímpica, o canto do hino nacional, hasteamento das bandeiras e depois de um breve relato do surgimento do fogo simbólico, os atletas coiteenses partiram com a tocha pela BA 409 com destino a Barrocas (27 km). De lá, os atletas barroquenses seguiram para Serrinha pela BA 411 (18 km) onde a pira é acessa e permanece até 7 de setembro.
Atletas coiteenses aproveitaram e levaram no peito o número dos seu candidatos
Professor Luiz da Bicicleta atribuiu a pouca participação deste ano a momento político e o momento político foi tirado proveito por parte de alguns atletas que colocaram a praguinha com o número do candidato a prefeito. O 13 de Assis e 0 11 de Renato estiveram presentes na condução da tocha até Barrocas.
Como é o critério da condução da tocha?
O município através da secretaria de esporte/educação/cultura, seleciona entre 15 e 30 atletas que seguem em um carro e são distribuídos ao longo do percurso mantendo uma distância aproximada de 200 metros de um atleta para outro, o condutor da tocha passa para aquele que está aguardando e sobe em outro carro que vem atrás recolhendo atletas, após alcançar a lotação esses mesmos atletas serão novamente postos no asfalto para pegar novamente a tocha e assim prossegue o rodízio até chegar a próxima pira.
Por: Raimundo Mascarenhas