O prefeito Agnaldo Oliveira (PT) começou processo de limpeza de aguadas públicas em Valente. Vendo a urgência do problema de escassez de água e o agravamento da seca a cada dia, ele não esperou pelos governos Estadual e Federal, iniciou com recursos próprios. No comando da prefeitura há pouco mais de 10 dias,inicio o trabalho considerado por ele como de maior prioridade do momento.
A primeira aguada em processo de limpeza é o Açude Velho, como é conhecida a represa pública de Santa Rita de Cássia, povoado distante cerca 20 km da sede. Desde essa terça (11), duas caçambas e uma máquina Pá Carregadeira estão trabalhando oito horas por dia para limpar em tempo recorde. “Acertamos 10 horas de retroescavadeira para dar maior rapidez nesse processo. Quem ganhará com isso é as comunidades do entorno”, informa o secretário de Infraestrutura, Salvador Oliveira.
O prefeito Agnaldo, Ivanilton Araújo, Roberto Habbib (Betinho) e centenas de populares estiveram no local para acompanhar o andamento dos trabalhos e ficaram satisfeitos. “Nossa intenção é limpar o máximo que pudermos de aguadas públicas de pequeno, médio e grande porte no município. Não vão faltar esforços e vontade política para isso. Quando terminar aqui (Açude Velho), a próxima limpeza será em outra represa de grande porte no município que fica em Itareru”, afirmou o prefeito Agnaldo, que é filho da comunidade de Recreio e conhece a realidade da escassez de água na pele.
“O governo anterior divulgava que todas as aguadas estavam limpas, mas a realidade que encontramos foi bem diferente. Muitas aguadas sujas outras com problemas. O fato é que o prefeito anterior deu prioridade a muitas aguadas particulares”, reclama Gilmaro dos Santos Reis, representante do Straf na Coordenadoria de Defesa Civil do Município de Valente.
Fonte: Ancoraum