O prefeito eleito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), participa na tarde desta quinta-feira, 25, em Salvador, na Secretaria da Indústria Comércio e Mineração (SICM) de uma importante audiência juntamente com o prefeito reeleito de Serrinha, Osni Cardoso, e o novo prefeito de Valente, Ismael Ferreira, ambos do PT. Eles estão debatendo a crise que vem enfrentando as empresas que funcionam no Galpão da Via Uno dos três municipios.
Informações extraoficiais dão conta que as empresas atrasaram salários e correm riscos de fecharem as portas e diante dessa crise os futuros gestores públicos já iniciaram a mobilização para tentar encontrar um forma de minimizar a situação.
Eleições – Assis disse que desde segunda-feira, 22, está em Salvador organizando seu futuro governo e dando apoio a campanha de Nelson Pelegrino que disputa com ACM Neto a Prefeitura da capital.
Na manhã de quarta-feira, 24, ele encontrou o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) que não obteve êxito nas urnas em Alagoinhas e de volta a Assembléia Legislativa garantiu participação ativa no governo de Assis. Os acompanharam uma carreata no subúrbio de Salvador, tendo início em Itacaranha e seguiu até o Clube de Paripe, onde foi realizado um comício de Pelegrino com a presença de Wagner e Lula.
Para Assis, é muito importante a vitória de Nelson Pelegrino, pois irá fortalecer o projeto que vem dando certo no Brasil depois do presidente Lula, sequenciado pela presidente Dilma Rousseff e na Bahia com o governador Wagner. “Como soldado do partido, vou ficar em Salvador até domingo lutando pela vitória do companheiro Pelegrino, pois acredito que ele tenha o melhor projeto para nossa capital, onde moram muitos coiteenses. O apoio de Lula torna qualquer candidato favorito a vencer a eleição, pois é um fenômeno na politica nacional e internacional”, definiu Assis.
Em carro aberto, puxando a carreata, estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do governador Jaques Wagner, Nelson Pelegrino e da candidata à vice-prefeita, Olívia Santana (PCdoB). “Estou aqui com o nosso querido companheiro Nelson Pelegrino e a nossa amiga Olívia Santana, candidata a vice para eles ganharem as eleições do dia 28. Acho que todos nós temos um compromisso histórico com a cidade de Salvador. Nosso partido tem história. É só ir a qualquer cidade que o PT governou que a gente vai perceber que o PT governou melhor que eles”, disse Lula.
No interior do Paripe House clube no subúrbio de Paripe, Lula fez um discurso rápido mas direcionado a Pelegrino que ele reafirmou a importância dos soteropolitanos o elegerem, pois o petista faz parte do time dele e de Dilma. O público presente no clube cantou “parabéns a você” para Lula, cujo aniversário é no próximo sábado, 27. “Gostaria de pedir de presente de aniversário, que Salvador vote em Pelegrino no domingo”, disse o ex-presidente.
Esta foi à segunda participação do ex-presidente Lula em atividade política de Pelegrino nesta campanha. No mês de setembro, na ocasião do primeiro turno, ele participou de comício ao lado do petista e na sexta-feira, 19, o candidato Pelegrino contou com a participação da presidente Dilma em comício no bairro de Cajazeiras, periferia de Salvador.
No primeiro turno, ACM Neto recebeu 518.976 votos, o que corresponde a 40,17% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Pelegrino teve 513.350 votos, o equivalente a 39,73%. A diferença entre os candidatos foi de 5.626 votos, menos de 1%, o que torna uma eleição indefinida para os petistas, mesmo com a divulgação de 8% de frente favorável a ACM Neto nas intenções de votos do segundo turno.
Bandeiras de Pelegrino e ACM Neto se misturam para receber Lula em Paripe
Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas