A situação do município de Monte Santo, situado no território do sisal, com pouco mais de 52 mil habitantes e um colégio eleitoral de 41.851 eleitores, vive um momento muito crítico após a eleição do dia 07 de outubro. Segundo a coordenação de campanha do candidato a prefeito eleito Jorge Andrade, tão logo foi anunciada a derrota do candidato apoiado prefeito Everaldo Joel (PSDB), o atual vice Zé Valdo (PSC), serviços básicos foram suspensos no municipio, no setor de transporte, saúde e infraestrutura.
Dois ônibus pertencentes à Prefeitura costumava realizar duas viagens semanais com destino a Salvador, saindo na madrugada de segunda e quarta-feira transportando pacientes para tratamento radioterápico e segundo uma funcionária da área de saúde, que pediu para não ser identificada, foram suspensas logo após a eleição. “Que me lembra, são cinco mulheres com câncer de mama, cinco que se tratam de HIV e mais 50 pessoas que necessitam mensalmente fazer viagem a Salvador”, externou a funcionária.
Está mesma funcionária informou que a Prefeitura havia recolhido todos os veículos que serviam as comunidades rurais, ou seja, carros que ficavam nos principais povoados e quando alguma pessoa necessitava em casos de urgência ou mesmo atendimento agendado, transportava até a sede do município, a exemplo do Fiat Uno que servia a região de Curral Velho, que foi flagrado servindo de transporte escolar particular.
O CN também foi informado que cirurgias para retirada de cálculos na vesícula, histerectomia, (retirada do útero), que estavam agendadas para os meses de outubro e novembro foram suspensas e exames com ortopedista, urologista, dermatologia, otorrino e angiologista, não estão sendo realizados. Existe denúncia também do fechamento de 12 postos da saúde da família (PSF), estando funcionando apenas o Centro de Saúde Agostinho Ferreira da Silva, para onde foram deslocados 15 profissionais em enfermagem, que estão trabalhando em regime de plantão, pois não salas para acomodar a todos e falta material para eles prestarem seus serviços. Outros três enfermeiros foram deslocados para o Hospital Municipal Monsenhor Berenguer.
A enfermeira Itácia Macedo de Andrade, que há dez anos exerce a profissão, funcionária concursada da Prefeitura, filha do candidato a prefeito eleito Jorge Andrade, lamentou a falta de atenção com saúde por parte da Prefeitura e na sexta-feira (19), em sua residência, atendeu algumas mulheres da zona rural que estão fazendo consultas pré-natal e necessitam serem acompanhadas. “Elas sabem que trabalho nesta área e me procuraram e prontamente atendi, pois sei do sacrifício que fizeram para chegar até a cidade”, falou Itácia Andrade.
A enfermeira relatou ainda que é necessário o poder público ser sensível, pois recebe recursos do governo federal e estadual para estes atendimentos e entenda que não é a fácil para as pessoas, a exemplo daquelas que moram em comunidades tipo Novo Horizonte, á 60 km da sede e Praça, 80 km, que são obrigadas a deslocarem para cidade e pagar passagens caras. “Um carro fretado da Praça para Monte Santo custa R$ 150”, falou Itália Andrade.
Francisca Carneiro da Silva, 52 anos, cinco filhos, residente na Fazenda Bezerra, região do Curral Velho disse que há quinze anos viaja para Salvador uma vez por mês, “geralmente a primeira quarta-feira, pois faço tratamento de artrose, uma doença degenerativa das articulações e quando procurei a Secretaria de Saúde foi informada que o transporte que levava paciente para tratamento havia sido suspenso e não tinha previsão de retornar”, relatou Dona Francisca Carneiro. Ela contou também que já procurou o Ministério Público para prestar queixa e estar aguardando uma posição, pois não pode interromper o tratamento.
O ex-diretor do departamento dos recursos hídricos da Prefeitura, Jordiano Gonçalves Reis, contou ao CN que, mesmo com a seca que assola o município, dos 14 poços artesianos, só estão funcionando os localizados nas comunidades de Lagoa do Saco e Salgado e o restante estão parados a mais de um ano, inclusive o perfurado e instalado recentemente na comunidade de Soledade. “No caso da Soledade, falta apenas um técnico”, falou Jordiano.
Desde a definição do resultado das eleições, segundo o comerciante Deucimar Samuel da Chagas, o lixo não é recolhido com assiduidade e é visível nas ruas da cidade o efeito da falta da prestação deste serviço. “Estamos vendo lixo acumulados nas ruas e o povo vem se revoltando com a falta de respeito dos responsáveis pela administração, pois estarão no poder até o dia 31 de dezembro. Estamos vivendo um caos total”, falou Deucimar Samuel.
Populares ao verificarem a presença da equipe do CN na cidade contaram que também foram suspensos os ônibus que faziam transporte dos alunos universitários que estudam em outras cidades, os contratados foram demitidos, inclusive alguns deles trabalhavam como garis e ao serem demitidos, segundo uma das pessoas que esta na lista do corte, que pediu para não ser identificado, são incentivados a acionarem a justiça do trabalho, como forma de atrapalhar a próxima gestão. Outros lamentavam o não apoio do poder público a festa profana de Todos os Santos, a maior do município. “Não é possível a Prefeitura não patrocinar a festa e deixar que seja realizada por empresário no ramo musical, sendo necessário o povo pagar ingresso”, lamentou Paulo Santos Alves, residente no Povoado de Santa Rosa.
Câmara instalada CPI – Para complicar o clima na gestão municipal, os vereadores instalaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na sessão de quinta-feira (18), formada pelos vereadores Elizeu Tolentino da Silva (PSDB), Reginaldo Marques dos Santos (PP), Nivaldo Carvalho de Almeida (DEM), Osvaldo dos Santos (PSC) e Ariston Correia Andrade (PMDB), que vão apurar, dentre outros assuntos, a locação de uma patrol por R$ 1. 649.000,00 para patrulhar as estradas vicinais. O vereador progressista Rege, como é conhecido Reginaldo Marques, primeiro secretário da Câmara e Vereadores, questionou o valor licitado e numa simulação, o dinheiro daria para comprar duas caçambas, uma retroescavadeira e um trator de pneu.
Sobre as denúncias enviadas ao CN, o vereador Rege disse que tinha conhecimento e os vereadores da oposição estavam se movimentando para oficializar o Ministério Público narrando toda situação. A equipe do CN esteve na cidade de Monte Santo verificando a veracidade das denúncias e procurou o prefeito Everaldo Joel e por orientação de pessoas que estavam na portaria da sede da Prefeitura, as pessoas responsáveis pelos setores de educação, saúde e infraestrutura, pastas que estão relacionados às questões expostas matéria e ninguém foi encontrado.
O CN está com espaço aberto a Prefeitura para esclarecer as questões denunciadas através da matéria, podendo enviar através do e-mail [email protected], esclarecimentos dos assuntos em pauta.
Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas