Persistência. Esta sim é uma palavra forte e está escrita em negrito no dicionário do petista Ismael Ferreira. Depois de disputar três eleições para prefeito pelo município de Valente, o líder cooperativista pôde comemorar na noite de sábado,13, a tão esperada vitória das oposições ocorrida no último dia 7 de outubro, com uma diferença de 1.027 para o segundo colocado, o progressista Zenóbio Cedraz, candidato apoiado pelo ex-prefeito Ubaldino Amaral,o mesmo que havia derrotado Ismael por duas vezes e que teve o mandato cassado no mês de agosto deste ano (2012) por abuso de poder econômico. Ismael bem que poderia ter desanimado, pois em 2004 perdeu a eleição para Ubaldino por 95 votos e em 2008 o cooperativista teve uma derrota com uma quantidade de votos a favor do seu concorrente ainda maior, 567 votos de frente.
A Praça da Seresta ficou totalmente lotada de eleitores que creditaram o voto a Ismael que foi recebido com festa ao lado dos ex-prefeitos Reinaldo Ramos,Dr Gelson Carneiro e Dr Toninho, vereadores eleitos e importantes lideranças que contribuíram com a vitória petista.
Para Ismael Ferreira, a vitória em 2012 aconteceu graças à soma de esforços, pois contou com apoio de 12 partidos, PRB, PMDB, PT, PSB, PSD, PR, PSL, PTN, PTC, PV, PTB e PCdoB, que formaram a coligação “Juntos por Valente”. Ao falar para o CN, Ferreira disse que ainda não tem em mente a formação da equipe de governo, pois irá compor o secretariado após reunir todas as forças e partidos que apoiaram sua candidatura.
Ismael (D) irá governar o município de Valente com a maioria dos vereadores, pois das onze vagas do legislativo, as coligações ligadas ao prefeito eleito, conseguiram eleger sete, tendo o PMDB como único partido que conseguiu reeleger dois, Gabriel Oliveira Mota (760 votos) e José Robson Duarte Cunha, “Zé de Zeli” (1.019 votos). foram reeleitos Reginaldo Mota Barreto, “Rege Mota” (891 – PRB), Romilson Cedraz Mascarenhas (828 – PR) e Maria Madalena de Oliveira Firmo “Leninha” (745 – PT). Gessivaldo de Souza Martins, “Sissi” (824 – PSD) e Antonio Aloísio de Araújo Oliveira, “Luizinho” (572 – PSB), irão assumir pela primeira vez o parlamento.
A bancada da oposição será formada pelos vereadores de primeiro mandato Anatalino Inácio de Souza filho, “Tatau” (928 – PSC), Emerson Araújo Silva, “Eminho” (934 – PP), Rone de Oliveira Santos, “Rone Amaral” (861 – PP) e o veterano democrata Gilberto Martins dos Santos, que foi reeleito com 606 votos.
Das cinquenta e sete urnas, o petista não conseguiu vencer em treze.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas