O projeto “Fibra do Sertão – Produção e Comercialização de Capachos de Sisal”, em execução na Indústria de Tapetes e Carpetes da APAEB, tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e é coordenado pelo Prof. Ildes Ferreira da UEFS. O projeto contempla, basicamente, duas linhas de ação: um processo de capacitação, com as pessoas diretamente envolvidas na produção e comercialização de capachos, e aquisição de equipamentos.
Esse processo de capacitação, já iniciado, contempla as tecnologias sociais de produção de capachos, pintura, design, gestão e mercado. Os equipamentos já adquiridos ou em processo de aquisição, e que potencializarão o sistema de produção de capachos, são: dinamômetro, enroladeira, gaiola giratória automatizada, cilindro do tear, máquina de cortar capachos, máquina de fabricação de tubos de papelão e uma estufa, que permitirá a secagem rápida das pinturas, melhorando a sua qualidade.
egundo a pesquisadora local do projeto, Adriana Oliveira e os estagiários que ajudaram a organizar a oficina, a atividade foi bastante interessante no sentido de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e incentivar a criatividade do grupo. “As expectativas enquanto a capacitação foram superadas, pois foi possível envolver as pessoas no processo de produção e promover a integração dos mesmos através de dinâmicas”.
A oficina foi coordenada pelas consultoras Fernanda Souza e Andréia e teve por objetivo trazer informações de designer para o grupo de produção de tapetes e capachos, mostrar a importância do projeto e de conceito no processo criativo, perceber o mercado, desenvolver produtos que atinja o publico alvo e criar novos modelos de capachos.
Para Juciano Santos, gerente da fábrica o projeto está “potencializando e melhorando o processo de produção e de comercialização de capachos de sisal, possibilitando maior agregação de valor, contribuindo assim a valorização de toda cadeia produtiva do sisal”.
Agedson: Comunicação Apaeb