O baiano Aroldo Cedraz de Oliveira (D), natural de Valente que ocupa o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União desde 2007, foi eleito na última quarta-feira (05) vice-presidente e corregedor da Corte. Para presidência foi eleito Augusto Nardes, que é ministro do TCU desde 2005 e irá substituir Benjamin Zymler, que comanda o TCU há quase dois anos.
Augusto Nardes é o atual vice-presidente da Corte e como ocorre tradicionalmente, o número dois de uma gestão é eleito para a presidência no período seguinte. O mandato de um ano poderá ser renovado por mais um.
O novo presidente é formado em administração de empresas e cursou pós-graduação e mestrado em estudos do desenvolvimento, em Genebra, na Suíça, foi deputado estadual por duas vezes, e por três ocupou o cargo de deputado federal, sendo inicialmente pelo PDS, e depois pelo PPR, ambos partidos que deram origem ao atual PP (Partido Progressista).
Aroldo Cedraz é médico veterinário, professor universitário, com doutorado em Hannover, Alemanha e exerceu quatro mandatos de deputado federal sempre ligado ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, seu último partido foi o PFL.
Os dois tomam posse na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro na sede do TCU, em Brasília.
Da redação CN * com informações TCU