Natural do município de Valente, situado do território do sisal, tomou posse na tarde de quarta-feira (12), como vice-presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Aroldo Cedraz. Médico veterinário, Cedraz foi deputado federal por quatro mandatos e ocupa o cargo de ministro desde 2007.
Para presidência do órgão foi empossado o ministro Augusto Nardes em substituição a Benjamin Zymler, que estava no cargo desde janeiro de 2011. Aroldo Cedraz Oliveira será o vice-presidente do tribunal.
Nardes e Cedraz foram eleitos pelo tribunal no último dia 5. Durante discurso de posse, o novo presidente afirmou que vai criar uma unidade específica dentro do TCU para fiscalizar contratos de bens e serviços e de apoios logísticos dos órgãos federais. O objetivo da nova unidade, disse, será o de “aprimorar e agilizar o controle do TCU desses gastos”.
“O resultado da atuação deve contribuir para a melhoria do desempenho e da transparência da gestão pública, inibindo a fraude”, afirmou. De acordo com Nardes, nos últimos cinco anos as medida preventivas tomadas pelo TCU fizeram com que o governo economizasse R$ 105 bilhões.
O governador Jaques Wagner foi colega, na Câmara dos Deputados, de ambos os ministros e após a cerimônia afirmou que o controle externo mais próximo da população significa avanço na democracia. Além do chefe do executivo baiano, também participaram da cerimônia o presidente da República em exercício, Michel Temer, e de diversos ministros, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Edison Lobão (Minas e Energia), Paulo Bernardo (Comunicações) e Inácio Adams (Advocacia-Geral), além do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e do presidente do Senado, José Sarney.
Da Redação CN