No uniforme, predominam o verde e o amarelo. No entanto, não seria exagero tingir a camisa usada pelas categorias de base da Seleção Brasileira com as cores de Bahia e Vitória. Em 2012, a dupla baiana cedeu nada menos que 17 jovens promessas para as categorias inferiores da equipe canarinho. Atletas que sequer deixaram a adolescência, mas que já carregam nos ombros o peso de representar duas fábricas de talentos perante toda uma nação.
No Bahia, oito atletas tiveram o privilégio de serem convocados para servir à Seleção Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro deste ano. Entre eles, jogadores que já integram o elenco principal do Tricolor, mas que ainda não tiveram a chance de estrear como profissionais, caso de Anderson Talisca e Ítalo Melo.
Já o Vitória teve nove garotos chamados pelos técnicos das seleções de base durante este ano. A convocação mais recente ocorreu no final de novembro, quando quatro jogadores foram chamados para integrar o time sub-20 do Brasil. Destes, três já atuaram como profissionais pelo Rubro-Negro. Gustavo, Mansur e Willie participaram ativamente da campanha na Série B do Campeonato Brasileiro e chegaram até mesmo a ocupar a titularidade em algumas partidas.
O Bahia possui oito promessas que podem render muitas alegrias para a torcida em um futuro próximo. Jogadores que ainda não conseguiram mostrar seu potencial no time profissional, mas que já possuem experiência internacional e a cancha de quem vestiu e não sentiu o peso da camisa da Seleção Brasileira.
A idade dos selecionáveis da equipe tricolor varia bastante. Alguns, como o lateral Carlos Mateus, o volante Waltencir Junior e os meias Cristiano e Geovane Andrade, possuem apenas 14 anos e acumulam convocações para o time Sub-15 do Brasil. O lateral Alef, com 16 anos, é outro que ainda não possui previsão para ser aproveitado no elenco profissional, mas já se tornou figurinha batida quando o assunto é a Seleção Sub-17.
Os jogadores com passagem pelas seleções de base mais conhecidos pela torcida tricolor e com chances reais de atuar no elenco profissional já na próxima temporada são o meia Anderson Talisca e o atacante Ítalo Melo. A dupla atuou na Copa do Brasil Sub-20 deste ano, competição em que o Bahia foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG.
Talisca foi convocado recentemente para um período de treinos na Granja Comary, no Rio de Janeiro, como preparação para o Sul-Americano Sub-20 de 2014. Um edema ósseo, contudo, provocou o veto do jogador, que sequer conseguiu se apresentar à Seleção. Já Ítalo Melo esteve a serviço do Brasil no último mês de novembro para dois amistosos contra o Paraguai, em Carapegua e Cuidad del Esteno, ambas localizadas no país vizinho.
Para o presidente tricolor, Marcelo Guimarães Filho, a convocação de atletas para as categorias de base da Seleção Brasileira é uma amostra de que o trabalho para formação de atletas tem evoluído no Bahia, principalmente nos últimos anos. “A convoção desses jogadores é o reflexo de um trabalho de recuperação que estamos fazendo nas categorias de base desde 2009. Precisávamos melhorar nossas divisões de base e agora estamos alcançando o nível que esperávamos. São quatro anos de trabalho, e as divisões de base do Bahia estão amadurecidas, colocando atletas na Seleção Brasileira. Isso é muito importante, já que mostra dois trabalhos realizados em paralelo: a formação de atletas e a conquista de espaço no cenário nacional. A tendência agora é continuar dessa forma”- declarou o cartola.
Fonte: globoesporte.com