Após o ato de diplomação dos eleitos em outubro nos municípios de Monte Santo e Cansanção, realizado no Fórum Desembargador Rogaciano Cordeiro de Andrade, na cidade de Monte Santo, a militância que lotou as dependências do salão nobre, cuidou de comemorar, cada uma ao seu modo, a conquista eleitoral confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Diplomação é o ato solene por intermédio do qual a Justiça Eleitoral oficialmente declara quem são os eleitos e os suplentes, entregando a eles os respectivos diplomas devidamente assinados pela autoridade competente, e, Ranulfo da Silva Gomes (PSD), prefeito reeleito do município de Cansanção, subiu numa caminhonete ao lado do vice Paulo Henrique e alguns vereadores e saíram em carreata exibindo o certificado para a população, alguns militantes fizeram questão de ir até Monte Santo, 33 km distante, para presenciar o ato que era questionado pelos adversários, os que ficaram na cidade viram nas mãos dos eleitos.
Em carreata percorreram os principais bairros da cidade, encerrando no centro da comercial, onde era aguardado pelo um grupo de pessoas. Ranulfo, acompanhado do vice-prefeito Paulo Henrique Passos Andrade (PRP) “Paulinho”, dos vereadores eleitos e reeleitos, além dos suplentes, desfilaram em carro aberto e apresentavam à comunidade seus diplomas, que os credenciam a tomar posse em primeiro de janeiro.
“Nossos adversários diziam que nós não seríamos diplomados e aqui estamos nós de posse deste documento e nos preparando para a posse no dia primeiro de janeiro e renovar o nosso compromisso de fazer muito mais por Cansanção e o povo verá, pois o que estamos falando será concretizado”, falou Ranulfo.
“Quero agradecer as pessoas que acreditaram em nosso projeto e iremos trabalhar muito mais para transformar a cada dia o município e credenciar a condição de melhor município do território do sisal”, falou Gomes. Para concluir, ele falou ao CN sobre as dificuldades que vem enfrentando com a estiagem prolongada onde estão sendo utilizados 13 caminhões-pipas do governo federal e 08 da prefeitura, porém não estão sendo suficienteS para atender a necessidade. Sobre o futuro governo, relatou que irá manter 70% dos cargos, mas fará mudanças naquilo que não deu certo nos seus primeiros dois anos.
Em Monte Santo, liderados do prefeito eleito Jorge Andrade foram até o monte da Santa Cruz assistirem a uma missa celebrada pelo padre Vidal, na capela Senhor dos Passos. O ato foi um plano feito pelo vereador Elizeu Tolentino (PSDB) em agradecimento pela vitória do progressista. Jorge Andrade, que tem o trabalhista João Batista da Silva como vice-prefeito, obteve 15.104 votos, ou seja, 52,52% dos votos válidos.
Antes da celebração, o vereador Elizeu Tolentino destacou a importância do local sagrado e lembrou que cidade tem a religiosidade como atrativo mais forte atraindo pelegrinos de todas as partes que sobem a serra para pagar promessas, muitas vezes de joelhos e com pedras na cabeça, numa demonstração de fé e abnegação. “A Prefeitura precisa está mais presente garantindo a tradição com as imagens em suas capelas e evitando as ações dos vândalos”, sugeriu o parlamentar ao futuro prefeito. Elizeu não disputou a reeleição, mas apoioo e conseguiu eleger o filho Rodnei da Silva Tolentino, que obteve 1.106 votos.
“Subir a serra, fazendo o Caminho da Santa Cruz, é indispensável para todos que visitam a cidade. Hoje mesmo já estive no alto da santa cruz”, falou Tolentino. A trilha foi construída em pedra e ladeada por uma balaustrada e ao longo do caminho, de quase 4 km, encontram-se 23 capelas, sendo que suas alvenarias chamam atenção por representar os quadros da Via Sacra de Cristo.
O prefeitoeleito Jorge Andrade disse que em sua gestão, o turismo religioso terá prioridade e o monte terá a segurança e a conservação necessária. “A paisagem do alto do monte é belíssima e dá para avistar toda a cidade, os vales e montanhas que circundam o município e nós seremos presente também nesta área”, afirmou Andrade.
Sobre a formação do secretariado, Jorge disse ao CN que está praticamente formado e deverá nos próximos dias convocar a imprensa para anunciar.
Da Redação CN